TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E MONTAGEM DOS GUINDASTES

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA E MONTAGEM DOS GUINDASTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Guindaste é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais pesados. Um guindaste é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil, na industria, com equipamentos pesados e especialmente no setor portuário, onde é de fundamental importância na movimentação de contêineres e cargas pesadas.

1. PASSO 1, da ATPS:

Pesquisar sobre as estruturas e montagens dos guindastes fixos utilizados para içar objetos e materiais de construções. Listar fatores importantes para que possa existir o bom funcionamento de um guindaste e condições de equilíbrio levando em consideração:

1. Sistemas mobilidade vertical,

2. Sistemas de mobilidade horizontal,

3. Material confeccionado,

4. Cabos utilizados,

5. Sistemas mecânicos

.ESTRUTURA E MONTAGEM DOS GUINDASTES:

O guindaste oferece grande mobilidade para realizar as operações, porque tanto pode ser erguido ou baixado verticalmente quanto girar horizontalmente, em círculo, acompanhando sua superestrutura. É amplamente utilizado na construção civil, na indústria de equipamentos pesados e especialmente no setor portuário, onde é de fundamental importância na movimentação de contêineres e cargas pesadas.

O guindaste é constituído basicamente de uma torre que serve de suporte para o braço horizontal que se prolonga em direções opostas e em comprimentos distintos. A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se um carro com roldanas que corre ao longo de seu comprimento, é a parte do guindaste que suporta a carga. A capacidade de carga aumenta à medida que o trole trabalha mais próximo da torre central.

Em quase todos os modelos de guindaste, a maior parte da ação de levantamento de carga é executada por um ou mais cabos de aço que se enrolam em um tambor situado dentro da superestrutura.

Quando o solo é plano e firme, os guindastes de lança movimentam-se usualmente sobre pneumáticos. Em solos instáveis ou irregulares, porém, costumam apoiar-se sobre esteiras, como as dos tanques militares.

O funcionamento de um guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no cabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido. A segurança de toda a operação, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com