TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA FUNCIONAL

Monografias: ESTRUTURA FUNCIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

Mecanismos de conexão horizon¬tal mais fortes. ESTRUTURA FUNCIONAL

O agrupamento funcional representa uma das abordagens mais comuns para o projeto de estrutura.

Em uma estrutura funcional, as atividades estão agrupadas juntamente com funções comuns de alto a baixo na organização. Todos os engenheiros estão alocados no departamento de engenha¬ria e o vice-presidente de engenharia é responsável por todas as atividades de engenharia. O mesmo vale para marketing, pesquisa e desenvolvimento e produção. Um exemplo de estrutura organizacional funcional é mostrado na Figura a seguir

- Autoridade funcional ou variedade de comando;

- Especialização do comando.

Com uma estrutura funcional, todo conhecimento humano e habilidades com relação às ati¬vidades específicas estão reunidos, oferecendo uma valiosa profundidade de conhecimento para a organização. Essa estrutura é mais eficaz quando um conhecimento a fundo é crítico para al¬cançar as metas organizacionais, quando a organização precisa ser controlada e coordenada por meio da hierarquia vertical e quando a eficiência é importante. A estrutura poderá ser bastante eficaz se houver pouca necessidade de coordenação horizontal.

Dentre os pontos fortes da estrutura funcional destaca-se o fato de que ela promove a eco¬nomia de escala dentro das funções. A economia de escala aparece quando todos os funcioná¬rios estão localizados num mesmo lugar e podem compartilhar os mesmos recursos. Produzir to¬dos os produtos em uma única planta, por exemplo, permite que esta adquira o maquinário mais recente. Construir apenas uma instalação, em vez de instalações separadas para cada linha de produtos, reduz a duplicidade e o desperdício. A estrutura funcional também promove o desen¬volvimento de habilidades a fundo nos funcionários, que ficam expostos a uma variedade de ati¬vidades funcionais dentro de seus próprios departamentos.

O principal ponto fraco da estrutura funcional é uma lenta resposta às mudanças ambien¬tais que exigem coordenação entre departamentos. A hierarquia vertical torna-se sobrecarre¬gada. As decisões se amontoam, e a alta administração não responde suficientemente rápido. En¬tre outras desvantagens da estrutura funcional estão o fato de a inovação ser lenta por causa de uma coordenação deficiente e cada funcionário possuir uma visão restrita das metas gerais.

Algumas organizações desempenham com muita eficiência uma estrutura funcional. Consi¬dere o caso da Blue Bell Creameries a seguir relatado.

Blue Bell Creameries, Inc.

Ela é a terceira marca de sorvete mais vendida nos Estados Unidos e é servida regularmente para dignitários estrangeiros quando visitam o presidente George W. Bush. Um pedido permanente é despachado para Camp David a cada duas semanas. Ainda assim, muitos norte-americanos nunca ouviram falar dela. Isso ocorre porque a Blue Bell Creameries, com sede em Brenham, Texas, vende seus sorvetes em apenas 14 estados, a maioria deles do sul. "Isso permite que nosso foco seja fazer e vender sor¬vete", diz o CEO Paul Kruse, a quarta geração dos Kruse a dirigir a Blue Bell.

A "pequena sorveteria de Brenham", autodenominação de marketing da empresa, não deixa nenhuma pes-soa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com