TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA HIERÁRQUICA

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA HIERÁRQUICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTRUTURA HIERARQUICA................................................................................4

2.2 RECURSOS HUMANOS........................................................................................6

2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL........................................................................7

2.4 PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS.............................................................................8

2.5 MERCADO.............................................................................................................8

2.6 FINANÇAS.............................................................................................................9

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERENCIAS.........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

A sociedade a qual estamos inseridos é constituída por vários tipos de organizações que nos oferecem desde lazer, comodidade, sobrevivência entre muitos outros produtos ou serviços que facilitam as nossas rotinas. Sabemos que elas se multiplicam, sofrendo modificações e atualizações, também que não estão isoladas e vivem em um ambiente com vários fatores que podem alterar a sua atuação positiva, mas ainda, a eficiência e a eficácia estão diretamente ligadas a vitalidade da empresa.

Essas organizações são divididas por segmentos: negócios, indústria e serviços, o nosso trabalho consistiu em escolher um desses segmentos e uma empresa que o fizesse, e a partir disso descrevemos como essa instituição funciona, desde a estrutura organizacional, finanças, como são escolhidos os funcionários, e outras questões que fazem parte da rotina da mesma.

2 DESENVOLVIMENTO

A finalidade das organizações é atender as necessidades da sociedade, elas possuem estruturas e visões diferentes, sendo assim é uma entidade social estruturada, onde as tarefas são divididas entre os que a compõe. O administrador é quem aplica o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para atingir um objetivo, como ele consegue dá a direção e o rumo proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais devem ser utilizados para atingir o que se almeja.

A organização é uma coletividade formada por pessoas que: tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidades de seus participantes, e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo trabalho para transformar insumos em bens e serviços. (BERNARDES; MARCONDES, 2006, p. 14).

Existem três tipos de segmentos de negócios – comércio, indústria e serviços, a empresa escolhida está no segmento de prestação de serviços, que oferece o aluguel de caçambas para a remoção de entulhos para quem faz reformas e construções, a idéia é que o cliente não se preocupe com multas e sujeira referente ao entulho, e na medida em que a construção avança, seja diminuído o trabalho de limpeza no final da obra, ou seja, leva para o cliente a sensação de facilidade.

2.1 ESTRUTURA HIERÁRQUICA

A Empresa de aluguel de caçambas conta com 8 membros, que são divididos da seguinte forma:

Diretor/dono – Nível Institucional

Três Auxiliares Administrativos que cuidam dos recebimentos e pagamentos, do agendamento do pedido dos clientes e do repasse para os motoristas – Nível Intermediário.

Dois Motoristas e dois ajudantes, que são responsáveis por levarem e retirarem a caçamba do local onde foi solicitado – Nível Operacional.

O administrador é essencial, seja qual for o tamanho ou tipo da empresa a qual ele esteja inserido, ele tem papéis diferentes de acordo com o seu nível de operação, esses níveis são divididos em três: Institucional, Intermediário e Operacional:

- Nível Institucional, é o mais elevado da organização, constituído pelo presidente e por diretores, nele são tomadas as principais decisões e é o que está em contato com o ambiente externo, por isso sofre pressões, também é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo, assim o administrador deve possuir uma visão estratégica para definir quis são os objetivos fundamentais do negócio.

- Nível Intermediário, ele se articula internamente com o nível estratégico e o operacional, constituído pelos gerentes ele recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional, assim o administrador deve possuir uma visão tática.

- Nível Operacional, é o nível que administra a execução e a realização das tarefas e atividades cotidianas, o administrador deve possuir conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

Em contato direto com esses níveis estão às habilidades, Katz dizia que o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho do que de seus traços particulares de personalidade, daquilo que ele faz e não daquilo que ele é. Assim foi identificado três tipos:

- Conceituais, elas envolvem a visão da organização como um todo, tem facilidade de trabalhar conceitos, idéias e teorias. Estão relacionados com o pensamento, o raciocínio, diagnóstico da situação e a formulação de alternativas para a solução dos problemas.

- Humanas, estão relacionadas com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de motivar, comunicar, coordenar liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos.

- Técnicas, essas habilidades estão relacionadas com o conhecimento especializado e com a execução e com os procedimentos para a execução de tarefas, são o fazer, com os materiais ou objetos físicos e concretos.

2.2 RECURSOS HUMANOS

A empresa não possui um departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com