TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Tese: ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a questão da Ética voltou a ser tema central nos principais meios de comunicação. Os brasileiros têm ficado perplexos com a sucessão interminável de casos de corrupção envolvendo diferentes setores dos poderes legislativo, executivo e judiciário, como por exemplo, o julgamento do mensalão que paralisou todo país por envolver várias figuras públicas do país. O que impressiona nos casos recentes é a quantidade de funcionários públicos e até mesmo de membros do judiciário que têm se envolvido com as mais diferentes irregularidades. Em contrapartida, alguns segmentos do setor privado não têm ficado para trás, participando de muitas fraudes, golpes e tramas com o intuito de lesar o poder público e a população.

Com todos estes escândalos, nos cidadãos nos perguntamos o que está acontecendo em nosso país? Será que a corrupção faz parte de nossa cultura? Onde ficam os valores éticos e morais?

Para Aristóteles, a ética é a ciência das condutas, menos exata na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Na nossa sociedade as virtudes estão associadas com quem é mais esperto quem consegue ganhar mais vantagens em benefício próprio. Mas na realidade as virtudes foram pensadas como costumes e valores de uma sociedade. Segundo o teórico, “A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta".

A ética é uma referência para que os indivíduos possam viver em sociedade através de atitudes de julgamentos críticos da moral vigente, tornando-se mais humanos diante da vida cotidiana. A ética se aplica à família, à sociedade e ao estado, promovendo a reflexão crítica da moralidade. Enquanto que a moral regula os valores e os comportamentos de um determinado povo (ou grupo cultural/religioso) em um determinado tempo e espaço, a ética julga a validade da moral. Desta forma é que os valores são repensados e modificados através dos tempos, como aconteceu com o esquema da escravidão, considerado “normal” de acordo como os padrões morais de determinada época. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, validando ou não as ações humanas. Entretanto, apesar de não ser subjetiva, a ética também não é puramente teórica, pois não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la, modificando-se de forma dinâmica através da história, como um princípio regulador do desenvolvimento histórico, político e cultural. Entretanto, pelo que se observa no cotidiano, a ética, em teoria, não garante o progresso moral das pessoas e dos governantes. Verifica-se no mundo inteiro a publicação de diversas normas, acordos, tratados de intenções, discursos, leis e outros instrumentos que mostram a necessidade e as intenções de harmonizar as relações humanas. No Brasil, por exemplo, a forma de desenvolvimento econômico tem gerado situações contrárias aos princípios éticos, gerando desigualdades, injustiças, reduzindo os direitos e levando grande parte da população a uma situação indigna de vida, além de prejudicar os laços de solidariedade e aumentar a desconfiança, revolta e violências. Ao mesmo tempo, verifica-se o enriquecimento ilícito e a impunidade, com uma postura de hipocrisia frente aos constantes escândalos divulgados pelo jornalismo nacional e internacional. Nesse sentido, a formação pessoal e a postura moral e ética de cada cidadão são instrumentos para a manutenção e divulgação de valores básicos e essenciais para a população, contribuindo para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; reduzindo ou eliminando a pobreza e as desigualdades sociais e promovendo a dignidade para todos, conforme prevê a Constituição do Brasil. A maneira com que cada indivíduo conduz sua vida pessoal, em família, no âmbito profissional, na sociedade e nas relações com o planeta é uma forma de participação efetiva. Uma vez pautada em princípios éticos, com atenção e a sensibilidade às questões que necessitam de intervenções, em consonância com os direitos e deveres da humanidade, é uma forma de contribuição para a defesa da dignidade do ser humano e do meio ambiente, em busca da recuperação de valores importantes para o bem de todos.

ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Feito uma analise nos testes e debates, podemos evidenciar que o compromisso ético com todos os colaboradores é uma característica indispensável nas empresas. O respeito para com os fornecedores, colaboradores, clientes é primordial, pois, é um passo para a melhoria da ética constante e o crescimento da empresa.

Ética empresarial e corporativismo andam juntos, é impossível viver em sociedade com a continuidade de um grupo sem uma estrutura ética, com valores, princípios, limites, respeito à pessoa. Nos dias atuais, as empresas com um gama de atividades, introduzem códigos de ética e programas de responsabilidade social.

Os padrões de avaliações de uma empresa são medidos com parâmetros éticos, onde é avaliado, marca, imagem, prestigio e confiabilidade, ou seja, as boas praticas estão sendo cada vez mais valorizadas, o relacionamento empresa com o seus clientes e fornecedores é medido pelo seu comportamento ético.

Busca-se nos dias atuais empresa com administração renovada, onde a valorização do ser humano é elemento central, fazendo necessário viabilizar uma empresa ética (Patrus Pena; Castro 2010), a qual implica num questionamento de numerosos pressupostos, idéias, princípios e, sobretudo, atitudes, que fundaram a tradição gerencial, que levam em consideração o social e o meio ambiente em suas atividades, com o foco no longo prazo, onde a concorrência e a competitividade possam existir alinhadas aos valores éticos, promovendo o crescimento e o desenvolvimento organizacional de forma sustentável.

Tendo em vista a evolução do processo, onde as empresas buscam associar a ética na busca de melhores resultados, faz se necessário um guia orientador e estimulador de novos comportamentos, fundamentado em conceito de ética, direcionado para o desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com