TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: EXEMPLO DE INVESTIGAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

Disciplina: CCT0004 - FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA

ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

OBJETIVO

Relacionar os conteúdos trabalhados na disciplina com a sua profissão e com a realidade do mercado

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES

Analisar o mercado local em realção a utilização de Tecnologia da Informação

DESENVOLVIMENTO

PRODUTO / RESULTADO

QUESTÕES

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Questão 2:

Este desafio é composto por três etapas.

1. Nesta etapa, sua primeira responsabilidade é agendar a entrevista com o Empresário.

2. Na visita propriamente dita você deverá utilizar o planejamento da entrevista feito na primeira etapa do estudo de caso.

3. As respostas do empresário às suas questões devem ser cuidadosamente anotadas por você.

4. Como um último passo dessa etapa do seu trabalho, você deverá digitar as perguntas

feitas ao Empresário, caso você tenha feito alguma

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 páginas, descrevendo os seguintes itens:

1. Quais as mudanças que foram feitas no roteiro da entrevista;

2. As respostas dadas pelo empresário;

3. Por último, como conclusão, quais foram suas impressões, dificuldades, aprendizagens, enfim, redija alguns parágrafos contando esta sua

Questão: 1

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Leia o Texto Abaixo

Desde o início da era industrial, o valor de uma empresa estava diretamente relacionado ao seu patrimônio e a sua capacidade de produção (bens tangíveis). Nesta época, a ampliação das capacidades físicas era o principal fator de valorização de uma empresa, isto é, valia mais que obtivesse maior número de coisas no menor espaço de tempo.

Com a revolução digital e a redução de custos dos produtos de tecnologia, empresas de diversos portes informatizaram seus serviços. Motivado pela globalização (maior competitividade gerada pela abertura dos mercados e a chegada de novos produtos), o mercado assumiu uma postura mais competitiva, assim, apenas recursos de tecnologia da informação e comunicação já não eram suficientes para serem diferenciais competitivos (ser melhor naquilo que os clientes valorizam), mas, sim, um pré-requisito para que estas empresas sobrevivessem.

Na atual era do conhecimento, o valor da empresa está relacionado à capacidade de inovação. Assim, presenciamos empresas, como a Google, que possui um valor muito maior que seu patrimônio físico e seus principais produtos são bens intangíveis (bens intangíveis podem ser: marcas, patente, conhecimento contido em uma solução de software, de medicamentos, dentre outros), resultado do conhecimento adquirido pela empresa. Dessa forma, podemos assegurar que a Google teve a capacidade de transformar os dados e as informações que possui em algo útil e muito valorizado pela sociedade. Como conclusão, a partir da história desta gigante, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são fundamentais para melhorar o desempenho e controle dos diversos negócios, além delas serem fontes de dados e informações que serão utilizadas como matéria prima para a tomada de decisão e inovação competitiva.No entanto, quando se avalia papel social, empregabilidade dentre outros números, são as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que impressionam. Segundo dados do Sebrae (www.sebrae.com.br), ?em conjunto as micros e pequenas empresas respondem [...], por mais de 99% do número total de empresas formais, por 57,2% dos empregos totais e por 26,0% da massa salarial?. No total, as micro, pequenas e médias representam 98 % das empresas brasileiras, são responsáveis por 20% do PIB e empregam 60 milhões de pessoas.

Em virtude desse cenário, grandes empresas de tecnologia da informação, como Hewlett-Packard (HP), International Business Machines (IBM), Dell e Microsoft já desenvolveram iniciativas específicas para esse mercado de MPMEs. Segundo a página da internet da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mantida pelas Organizações Globo, a HP possui uma plataforma, denominado Smart Office. Esse programa inclui o desenvolvimento de produtos específicos para as PMEs, o financiamento das compras de equipamentos e o treinamento de empreendedores. Promove, também, palestras gratuitas acerca dos benefícios proporcionados pela utilização dessa tecnologia.

Em contrapartida, a DELL desenvolveu um equipamento de armazenamento de dados, em parceria com a EMC2 (empresa de grande porte na área de persistência de dados), com o objetivo de atender os pequenos negócios. E a mesma DELL, agora em parceria com a Unisys ? empresa de consultoria e de serviços de tecnologia ? passou também a oferecer diagnóstico gratuito para montagem de redes de computadores.

Já a Intel ? Integrated Electronics Corporation ? promove treinamentos gratuitos junto aos empresários, na perspectiva de evidenciar os benefícios que essa máquina, capacitada para receber, armazenar e enviar dados, pode trazer para os próprios negócios. A Microsoft, por sua vez, não poderia ficar fora dessa conscientização da importância da tecnologia nos empreendimentos. Para tanto, desenvolveu um programa com vistas especialmente às pequenas empresas, o Small Business Server. Trata-se de um serviço apropriado para o gerenciamento de redes com até 75 computadores. E mais: lançou, em 2006, em parceria com a HP, uma série de guias contendo tecnologias específicas para empreendedores.

No Brasil, também existem algumas iniciativas governamentais que visam a minimizar a exclusão digital das pequenas e médias empresas ? PMEs. Como exemplos de tal iniciativa, pode-se citar a criação dos Telecentros Digitais ? (http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br) ? que, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, criou um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando ao fortalecimento das condições de competitividade das micro e pequenas empresa, além do estímulo à criação de novos empreendimentos. Esses Telecentros compõem-se de vários computadores interligados em rede local e conectados à Internet, e têm como objetivo inserir a micro e pequena empresa na sociedade da informação. Outro órgão público, que também participa do movimento que tenta levar a tecnologia da informação aos pequenos empresários, são os Correios.  Trata-se de um organismo que disponibiliza vários serviços às pequenas e médias (maiores  informações também podem ser obtidas em www.correiosnetshopping.net).

Há também o Sebrae, organização privada que recebe financiamento público em seus projetos, participa ativamente na colaboração para difundir a tecnologia da informação ? TI ? nas pequenas e médias empresas ? PMEs. Possui uma unidade específica para gerenciar as atividades dessa modalidade e um programa, o SebraeTec, cujo objetivo é criar condições para que as micro e pequenas empresas tenham acesso às inovações tecnológicas (e não apenas as referentes à tecnologia da informação, mas às tecnologias em geral).

Outra iniciativa do governo federal é o portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br ) que tem como objetivo  facilitar a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos dos estados, promovendo a integração entre as unidades federativas e oferecer um conjunto de serviços públicos para sociedade com base no bem software.  O que demonstra a importância das TICs nos diversos setores, inclusive na administração pública.

O Desafio

A partir deste texto que descreve o cenário da Tecnologia da Informação no contexto das micro e pequenas empresas e a preocupação das grandes em desenvolver tecnologia para as mesmas, apresentamos a você um desafio composto pelos passos abaixo:

1. Avalie as micro e pequenas empresas, sediadas na sua cidade, e que já prestaram algum serviço para você e sua família. Por exemplo: Mini-mercado, padaria, lavanderia, pet shop, consultórios dentários, clínicas médicas, entre outros

2. Escolha uma delas. Na sua escolha, priorize aquela que você possui um bom relacionamento com o dono: O Empreendedor.

3. Agende uma visita e faça uma entrevista com este Empreendedor. Nesse bate-papo, você deverá lembrar-se de questioná-lo quanto:

a. Sua empresa utiliza alguma tecnologia? Por exemplo: computador, email, internet, sistema de controle de clientes, etc.

b. Quais os benefícios que a tecnologia trouxe para o pequeno negócio?

c. Quais as dificuldades que o empresário teve que superar ao decidir investir em tecnologia da informação e comunicação?  Entre outras

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 descrevendo os seguintes itens:

1. A empresa escolhida

a. Descrever uma breve apresentação da empresa

b. Descrever as motivações que o levaram a escolher este negócio para o seu estudo de caso

2. Descrever o roteiro das perguntas que serão feitas ao Empresário empreendedor.

Questão: 3

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - TERCEIRA ETAPA

DESENVOLVIMENTO

Este desafio é composto por três etapas. Esta é a terceira etapa e deverá ser na AV2. Continuando o trabalho das etapas anteriores:

1. A partir do trabalho feito e entregue na segunda deste estudo de caso, você deverá correlacionar o que você ouviu e registrou na entrevista feita com o empresário com o que você aprendeu em Fundamentos de Sistemas de Informação.

a. No seu trabalho você deve empregar um encadeamento de parágrafos, expondo de forma lógica o que você ouviu, viu e registrou correlacionando com o que você aprendeu;

b. Exponha também o que você aprendeu em Fundamentos de Sistemas de Informação sobre as melhores práticas de gestão de empresas e emprego da TI que você percebeu que o Empresário Empreendedor já aplica. Como conclusão, descreva quais contribuições do seu aprendizado ( ou seja, o que você já sabe) nesta disciplina você deixaria registrado para o empresário. Faça esse texto baseado no que você percebeu como arestas / deficiências ou práticas ainda não executadas pelo empresário

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 páginas, respondendo aos itens a,b e c propostos no desenvolvimento.

É esperado que nesta última etapa seja empregado o que foi aprendido em Análise Textual para tornar o registro das idéias do seu texto encad

Disciplina: CCT0004 - FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA

ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

OBJETIVO

Relacionar os conteúdos trabalhados na disciplina com a sua profissão e com a realidade do mercado

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES

Analisar o mercado local em realção a utilização de Tecnologia da Informação

DESENVOLVIMENTO

PRODUTO / RESULTADO

QUESTÕES

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Questão 2:

Este desafio é composto por três etapas.

1. Nesta etapa, sua primeira responsabilidade é agendar a entrevista com o Empresário.

2. Na visita propriamente dita você deverá utilizar o planejamento da entrevista feito na primeira etapa do estudo de caso.

3. As respostas do empresário às suas questões devem ser cuidadosamente anotadas por você.

4. Como um último passo dessa etapa do seu trabalho, você deverá digitar as perguntas

feitas ao Empresário, caso você tenha feito alguma

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 páginas, descrevendo os seguintes itens:

1. Quais as mudanças que foram feitas no roteiro da entrevista;

2. As respostas dadas pelo empresário;

3. Por último, como conclusão, quais foram suas impressões, dificuldades, aprendizagens, enfim, redija alguns parágrafos contando esta sua

Questão: 1

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Leia o Texto Abaixo

Desde o início da era industrial, o valor de uma empresa estava diretamente relacionado ao seu patrimônio e a sua capacidade de produção (bens tangíveis). Nesta época, a ampliação das capacidades físicas era o principal fator de valorização de uma empresa, isto é, valia mais que obtivesse maior número de coisas no menor espaço de tempo.

Com a revolução digital e a redução de custos dos produtos de tecnologia, empresas de diversos portes informatizaram seus serviços. Motivado pela globalização (maior competitividade gerada pela abertura dos mercados e a chegada de novos produtos), o mercado assumiu uma postura mais competitiva, assim, apenas recursos de tecnologia da informação e comunicação já não eram suficientes para serem diferenciais competitivos (ser melhor naquilo que os clientes valorizam), mas, sim, um pré-requisito para que estas empresas sobrevivessem.

Na atual era do conhecimento, o valor da empresa está relacionado à capacidade de inovação. Assim, presenciamos empresas, como a Google, que possui um valor muito maior que seu patrimônio físico e seus principais produtos são bens intangíveis (bens intangíveis podem ser: marcas, patente, conhecimento contido em uma solução de software, de medicamentos, dentre outros), resultado do conhecimento adquirido pela empresa. Dessa forma, podemos assegurar que a Google teve a capacidade de transformar os dados e as informações que possui em algo útil e muito valorizado pela sociedade. Como conclusão, a partir da história desta gigante, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são fundamentais para melhorar o desempenho e controle dos diversos negócios, além delas serem fontes de dados e informações que serão utilizadas como matéria prima para a tomada de decisão e inovação competitiva.No entanto, quando se avalia papel social, empregabilidade dentre outros números, são as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que impressionam. Segundo dados do Sebrae (www.sebrae.com.br), ?em conjunto as micros e pequenas empresas respondem [...], por mais de 99% do número total de empresas formais, por 57,2% dos empregos totais e por 26,0% da massa salarial?. No total, as micro, pequenas e médias representam 98 % das empresas brasileiras, são responsáveis por 20% do PIB e empregam 60 milhões de pessoas.

Em virtude desse cenário, grandes empresas de tecnologia da informação, como Hewlett-Packard (HP), International Business Machines (IBM), Dell e Microsoft já desenvolveram iniciativas específicas para esse mercado de MPMEs. Segundo a página da internet da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mantida pelas Organizações Globo, a HP possui uma plataforma, denominado Smart Office. Esse programa inclui o desenvolvimento de produtos específicos para as PMEs, o financiamento das compras de equipamentos e o treinamento de empreendedores. Promove, também, palestras gratuitas acerca dos benefícios proporcionados pela utilização dessa tecnologia.

Em contrapartida, a DELL desenvolveu um equipamento de armazenamento de dados, em parceria com a EMC2 (empresa de grande porte na área de persistência de dados), com o objetivo de atender os pequenos negócios. E a mesma DELL, agora em parceria com a Unisys ? empresa de consultoria e de serviços de tecnologia ? passou também a oferecer diagnóstico gratuito para montagem de redes de computadores.

Já a Intel ? Integrated Electronics Corporation ? promove treinamentos gratuitos junto aos empresários, na perspectiva de evidenciar os benefícios que essa máquina, capacitada para receber, armazenar e enviar dados, pode trazer para os próprios negócios. A Microsoft, por sua vez, não poderia ficar fora dessa conscientização da importância da tecnologia nos empreendimentos. Para tanto, desenvolveu um programa com vistas especialmente às pequenas empresas, o Small Business Server. Trata-se de um serviço apropriado para o gerenciamento de redes com até 75 computadores. E mais: lançou, em 2006, em parceria com a HP, uma série de guias contendo tecnologias específicas para empreendedores.

No Brasil, também existem algumas iniciativas governamentais que visam a minimizar a exclusão digital das pequenas e médias empresas ? PMEs. Como exemplos de tal iniciativa, pode-se citar a criação dos Telecentros Digitais ? (http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br) ? que, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, criou um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando ao fortalecimento das condições de competitividade das micro e pequenas empresa, além do estímulo à criação de novos empreendimentos. Esses Telecentros compõem-se de vários computadores interligados em rede local e conectados à Internet, e têm como objetivo inserir a micro e pequena empresa na sociedade da informação. Outro órgão público, que também participa do movimento que tenta levar a tecnologia da informação aos pequenos empresários, são os Correios.  Trata-se de um organismo que disponibiliza vários serviços às pequenas e médias (maiores  informações também podem ser obtidas em www.correiosnetshopping.net).

Há também o Sebrae, organização privada que recebe financiamento público em seus projetos, participa ativamente na colaboração para difundir a tecnologia da informação ? TI ? nas pequenas e médias empresas ? PMEs. Possui uma unidade específica para gerenciar as atividades dessa modalidade e um programa, o SebraeTec, cujo objetivo é criar condições para que as micro e pequenas empresas tenham acesso às inovações tecnológicas (e não apenas as referentes à tecnologia da informação, mas às tecnologias em geral).

Outra iniciativa do governo federal é o portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br ) que tem como objetivo  facilitar a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos dos estados, promovendo a integração entre as unidades federativas e oferecer um conjunto de serviços públicos para sociedade com base no bem software.  O que demonstra a importância das TICs nos diversos setores, inclusive na administração pública.

O Desafio

A partir deste texto que descreve o cenário da Tecnologia da Informação no contexto das micro e pequenas empresas e a preocupação das grandes em desenvolver tecnologia para as mesmas, apresentamos a você um desafio composto pelos passos abaixo:

1. Avalie as micro e pequenas empresas, sediadas na sua cidade, e que já prestaram algum serviço para você e sua família. Por exemplo: Mini-mercado, padaria, lavanderia, pet shop, consultórios dentários, clínicas médicas, entre outros

2. Escolha uma delas. Na sua escolha, priorize aquela que você possui um bom relacionamento com o dono: O Empreendedor.

3. Agende uma visita e faça uma entrevista com este Empreendedor. Nesse bate-papo, você deverá lembrar-se de questioná-lo quanto:

a. Sua empresa utiliza alguma tecnologia? Por exemplo: computador, email, internet, sistema de controle de clientes, etc.

b. Quais os benefícios que a tecnologia trouxe para o pequeno negócio?

c. Quais as dificuldades que o empresário teve que superar ao decidir investir em tecnologia da informação e comunicação?  Entre outras

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 descrevendo os seguintes itens:

1. A empresa escolhida

a. Descrever uma breve apresentação da empresa

b. Descrever as motivações que o levaram a escolher este negócio para o seu estudo de caso

2. Descrever o roteiro das perguntas que serão feitas ao Empresário empreendedor.

Questão: 3

Título: ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - TERCEIRA ETAPA

DESENVOLVIMENTO

Este desafio é composto por três etapas. Esta é a terceira etapa e deverá ser na AV2. Continuando o trabalho das etapas anteriores:

1. A partir do trabalho feito e entregue na segunda deste estudo de caso, você deverá correlacionar o que você ouviu e registrou na entrevista feita com o empresário com o que você aprendeu em Fundamentos de Sistemas de Informação.

a. No seu trabalho você deve empregar um encadeamento de parágrafos, expondo de forma lógica o que você ouviu, viu e registrou correlacionando com o que você aprendeu;

b. Exponha também o que você aprendeu em Fundamentos de Sistemas de Informação sobre as melhores práticas de gestão de empresas e emprego da TI que você percebeu que o Empresário Empreendedor já aplica. Como conclusão, descreva quais contribuições do seu aprendizado ( ou seja, o que você já sabe) nesta disciplina você deixaria registrado para o empresário. Faça esse texto baseado no que você percebeu como arestas / deficiências ou práticas ainda não executadas pelo empresário

PRODUTO / RESULTADO

Deverá ser entregue um texto de no mínimo duas páginas e no máximo 4 páginas, respondendo aos itens a,b e c propostos no desenvolvimento.

É esperado que nesta última etapa seja empregado o que foi aprendido em Análise Textual para tornar o registro das idéias do seu texto encad

...

Baixar como  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »