TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Mercado Imobiliario

Artigos Científicos: Economia E Mercado Imobiliario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 8

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Introdução

Este artigo foi desenvolvido com base em pesquisas e analise do mercado imobiliário e a construtora PDG, na cidade de Salvador que se apresenta em uma relação de destaque se comparado às grandes cidades brasileiras, o que o coloca em um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em diversos cenários e aspectos, inclusive no segmento de imóveis e construção. Nos últimos anos vimos Salvador passar por algumas transformações políticas e sociais que fortaleceram a economia e contribuiu para o bem estar da população, isso se dá pelo aumento da renda média do brasileiro, especialmente da Classe C. Esse aumento aliado ao elevado déficit habitacional no país se configurou em uma excelente oportunidade de crescimento. Esse novo consumidor contribuiu para a valorização de vários segmentos da economia, sobretudo do mercado imobiliário. Levando em consideração que o País se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o que ampliará o momento favorável ao crescimento da economia brasileira, principalmente no segmento de turismo e imóveis. Nesse período o país se tornará um verdadeiro canteiro de obras, gerando mais empregos, renda e movimentação da economia.

Em Salvador, acompanhado a boa onda do mercado imobiliário e construção civil, as construtoras com atuação no estado também tem aproveitado este bom momento. O mercado tem crescido acima da média nacional nos últimos três anos, isso se dar pela realidade do estado hoje, que vive um ambiente de atração de investimento pela vinda de grandes empresas que atua no mercado. O boom imobiliário em Salvador esta em destaque. O luxo, a segurança, o conforto são atrativos para quem deseja e pode morar em condomínios de alto padrão na capital baiana.

Referencial Teórico

O setor Imobiliário se enquadra no mercado de oligopólio que é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos.

Demanda, quanto maior o preço de um bem menor demanda, quanto menor preço maior demanda, e a oferta quanto maior seu preço maior o números de interessados em ofertar esse produto, Ponto de equilíbrio ou também conhecido como ponto de Cournot, e onde a curva de oferta e demanda entra em equilíbrio trazendo assim o preço e a demanda ideal para um bem.

Setor de Imóveis

O Setor imobiliário é um mundo de oportunidades. O crescimento da renda, a melhoria das condições de crédito e o acesso ao mercado de capitais geraram um crescimento excepcional nos últimos anos. O curso cobre toda a cadeia de valor do setor, desde a prospecção de terrenos, passando pela análise de viabilidade e financiamento do projeto, projeto comercial e arquitetônico do empreendimento, a divulgação e comercialização das unidades, o seu financiamento e o uso do mercado de capitais. Nos últimos dez anos, o setor imobiliário brasileiro e da Construção Civil cresceu significativamente, em especial no que se refere às incorporações e construções de residências, principalmente no Estado de São Paulo.

As carências em infraestrutura, que terão que ser supridas até a data dos jogos, promete fazer da construção civil o motor da economia nos próximos anos. Tecnologia construtiva que racionaliza tempo, Paredes Duplas, moderniza o setor e diminui tempo da obra. A previsão para o mercado imobiliário, em um panorama geral, é que os preços continuem subindo, mas em ritmo mais desacelerado. O panorama mostra que o mercado pode se considerar otimista e investir ainda mais em medidas de divulgação e fomentação de seus negócios. O marketing entra como aliado incondicional, já que é a partir dele que os consumidores tomam forma e conhecimento do que a oferta traz. Juntamente com um investimento forte em comunicação, é importante, porém, a tradução em pesquisas para verificar qual o tipo de público pode ser atingido e como esse mercado pode verter em ascensão no setor. O Programa Minha Casa, Minha Vida continuará aquecido no mercado em 2014. Este programa governamental oferece subsídios para os compradores de menor renda, associando construção e comercialização privada ao subsídio público, potencializando o consumo existente nesse campo.

Este fenômeno deve gerar um ciclo econômico que beneficia o público da base da pirâmide tanto como consumidor e também como agente do processo, uma vez que milhares de postos de trabalho são gerados por estes empreendimentos, aumentando ou estabilizando a renda de uma porção dessa população. Construção civil uma das atividades que mais geram resíduos e altera o meio ambiente, as exigências se acentuam pelo elevado impacto ambiental e social das atividades da extração de matérias-primas, fabricação de materiais, projeto, construção e uso e operação de edificações, empreendimentos e obras pesadas, até ao final da vida útil das edificações. A sustentabilidade, no entanto, não se restringe às questões ambientais. Os resultados financeiros e os resultados sociais gerados pelas empresas, permeados pela ética e responsabilidade social e empresarial, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor da construção e do mercado imobiliário, o atual momento exige que as empresas e os empresários se tornem cada vez mais aptos a compreenderem e participarem das mudanças estruturais que abrangem os aspectos econômicos, ambientais e sociais. Mais recentemente, o mesmo ocorreu quanto à conscientização sobre a responsabilidade social e a crescente compreensão dos desafios de se produzir sustentavelmente.

Salvador e o BOMM imobiliário

A cidade de Salvador foi primeiro chamada, de Baía "de Todos os Santos", por ter sido encontrada em 1º de novembro, dia de Todos os Santos. No entanto Salvador foi fundada em 1549 por São Thomé de Souza, militar e político nomeado pelo rei D. João III, para ser a capital do Brasil e permaneceu até 1763, quando a sede do Vice-Reino foi transferida para o Rio de Janeiro, a Cidade, serviu de palco dos acontecimentos mais marcantes dos primeiros três séculos de nossa história colonial.

A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana, é o centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico é reconhecido mundialmente pela singularidade e grandeza de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com