TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Negocios - On Line UNIP

Exames: Economia E Negocios - On Line UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  8.885 Visualizações

Página 1 de 2

1- “Um estudo de uma entidade britânica, divulgado nesta segunda-feira, defende que a única forma de controlar o aquecimento global é que os países ricos interrompam seu crescimento econômico. A tese defendida pela Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês) é de que, mesmo com expansão econômica reduzida, não será possível atingir a meta de aquecimento global abaixo dos 2º C, como almejado pela comunidade internacional. No relatório Crescimento, tal não é possível porque as nações ricas precisam de uma nova direção econômica. Andrew Simms, diretor da NEF, explica que ‘o crescimento econômico incessante está consumindo a biosfera do planeta além de seus limites’. Em sua visão, o custo dessa expansão aparece no ‘comprometimento da segurança alimentar global, nas mudanças drásticas do clima, na instabilidade econômica e nas ameaças ao bem-estar social’. Por isso, o mundo precisa de uma nova economia que respeite o orçamento ambiental, diz o estudo. ‘Não há um banco central global do meio ambiente para nos salvar se formos à falência ecológica’, conclui” (disponível em http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/01/25/so-estagnacao-economica-pode-reduzir-aquecimento-global-diz-estudo.jhtm, acesso em 15 de fevereiro de 2010). Segundo o texto acima, pode-se definir como problema econômico:

( ) a- o processo de elaboração dos bens para o consumo da sociedade;

( ) b – o processo de manutenção das sociedades por meio dos fatores de produção;

( X ) c – o processo de promover o bem estar material da sociedade;

( ) d – o conflito entre a escassez dos fatores de produção e as limitadas necessidades do ser humano;

( ) e – o dilema consubstanciado nas limitações da oferta e da demanda de bens e serviços;

JUSTIFICATIVA: Porque mesmo que os países ricos desacelerem o seu crescimento econômico, o consumo é muito maior que os insumos.

2 - Muitos classificam a Economia como sendo uma ciência preocupada, fundamentalmente, com a Lei da Escassez – há sempre pouco para muitos.

Esses pensadores admitem que:

( ) a – os recursos existentes na natureza, apesar de abundantes e sempre renováveis, não conseguem, muitas vezes, saciar os desejos humanos.

( ) b – os recursos somente estão disponíveis na medida do necessário quando se referem a fatores de produção utilizados pelos agentes econômicos.

( X ) c – Mesmo nas modernas sociedades, a Lei da Escassez está presente, independente do avanço da tecnologia dos povos.

( ) d – Entre os fatores de produção requeridos para o atendimento as necessidades dos agentes econômicos, a maior preocupação é com o trabalho, em função da diminuição da população mundial nas ultimas décadas.

( ) e – não existiriam recursos escassos se a terra fosse de propriedade comum aos agentes econômicos.

JUSTIFICATIVA: Como a própria pergunta diz, há sempre pouco para muitos, o consumismo da sociedade sempre ultrapassa a matéria prima utilizada para fabricação.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »