TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Questionário

Artigo: Economia - Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário sobre Fundamentos de Economia

Capítulo 1 – Todas as questões (Página 15).

1 – Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez dos recursos de produção?

R: Porque esta associada às necessidades ilimitadas do homem, as mesmas serão atendidas de acordo com a quantidade de recursos de produção disponíveis e os custos que serão empregados. Sendo assim, faz-se necessário saber o que produzir, a quantidade, quais bens e serviços serão oferecidos para suprir as necessidades humanas que irão surgir.

2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, ilustrando como a escassez dos recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade.

3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

R: A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos. Segue uma ilustração gráfica de quantidade de vinhos produzida em milhões de unidades ao ano.

4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

R: Esse fluxo é estabelecido entre as famílias e as empresas, ou seja, são determinados os preços dos bens e serviços, para quem produzir, o que produzir.

5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de Capital: São os utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Esses bens são o ativo fixo da empresa, ou seja, as máquinas e equipamentos.

Bens de Consumo: São aqueles diretamente destinados ao atendimento das necessidades humanas, sendo que são classificados como duráveis (geladeiras, fogões) ou não duráveis (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal).

Bens intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e são totalmente consumidos durante o processo produtivo, sendo eles insumos, matérias-primas e componentes.

Fatores de Produção: São os recursos humanos, tais como terra, capital e tecnologia.

6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

R: Argumento positivo: não envolvem juízo de valor, refere-se a proposições tipo se A, então B é uma analise DO QUE È.

Argumento Normativo: um juízo de valor sobre alguma medida econômica se é uma coisa BOA ou MÁ e uma analisem DO QUE DEVERIA SER.

7- Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

R: A Matemática torna-se importante para os estudos econômicos pois com sua utilização é possível estruturar o sistema econômico, ou seja, escrever de forma resumida importantes conceitos e relações, para assim melhor entendimento da dinâmica da economia e suas diversas variáveis. A Estatística é muito importante diante das tabelas que são obtidas com pesquisas econômicas, pois com elas é possível ter uma visão mais clara sobre qual é a situação atual e suas perspectivas.

Capítulo 2 – Todas as Questões (Página 26).

1 – Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Mercantilistas: acumulação de riquezas de uma nação.

Fisiocratas: a terra era a única fonte de riqueza havendo uma ordem natural absoluta, imutável e universal.

2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R: Adam Smith. Atuação da livre concordância, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico como guiada por uma mão invisível.

3- O que diz as vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

R: Comercio internacional porque as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. O autor foi David Ricardo.

4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

R: Na Lei de say a oferta cria sua procura. Já o principio keynesiano diz que não existe auto - ajustamento econômico sendo necessária a intervenção do estado por meio de politicas de gastos públicos.

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com