TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecovila Metropolitan

Casos: Ecovila Metropolitan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

ECOVILA METROPOLITAN

ECOVILLAGE METROPOLITAN

Edvalter Antônio Da Silva1; Laís Santos2; Luciana Ramos3; Paulo Antônio Grizante Pacheco4; Rogério Ribeiro Rodrigues5; Adriano Vittori6 (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1edvaltersilva@oi.com.br; 2laissantos92@hotmail.com; 3luciana_ramos5@hotmail.com; 4paulopachecobh@gmail.com; 5rogerioribeiro3r@gmail.com; 6adrianovittori@prof.unibh.br

RESUMO: Preservar o planeta para as próximas gerações tornou-se uma grande discussão no cenário atual e desde a década de 70 são promovidos eventos, tratados, ações e determinações para conter o consumo desenfreado dos recursos naturais oferecidos pela Terra foi então que juntamente com este movimento nasceu o conceito de sustentabilidade e mais tarde o conceito de ecovila que é um tipo de comunidade sustentável baseada na permacultura e na bioarquitetura que determina práticas sustentáveis e de consumo consciente do meio ambiente. Idealizar a Ecovila Metropolitan exigiu pesquisas para aquisição de conhecimento a respeito do funcionamento de uma comunidade sustentável e após estudos foi possível estabelecer o que se considera necessário para atender as expectativas e curiosidades da população em relação a este empreendimento.

PALAVRAS-CHAVE: Bioarquitetura. Permacultura. Sustentabilidade.

ABSTRACT: Preserve the planet for future generations has become a big discussion in the current scenario and since the 70 events, treaties, actions and determinations to contain the rampant consumption of natural resources offered by the Earth are promoted was then that along with this movement was born the concept of sustainability and later the concept of eco-village which is a type of sustainable community based on permaculture and bioarchitecture determining sustainable and eco-conscious consumption practices. Idealize the Ecovillage Metropolitan required research to acquire knowledge about the functioning of a sustainable community and further studies could be established what is considered necessary to meet the expectations of the population and curiosities regarding this venture.

KEYWORDS: Bioarchitecture. Permaculture. Sustainability.

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

A forma de desenvolvimento atual e a exploração dos recursos naturais tende a levar a um esgotamento do meio ambiente e de causar problemas a sobrevivência na Terra.

Por este motivo, há tempos, novas formas de desenvolvimento sustentável são criadas a fim de minimizar estes impactos e preservar a Terra para as próximas gerações.

Dentro deste conceito na década de 70 foi criado um estilo de vida em comunidade que busca integrar desenvolvimento e baixo impacto ecológico, as ecovilas.

Ecovila é um assentamento de escala humana, multi funcional, no qual as atividades humanas são integradas sem danificação ao mundo natural, de forma a apoiar o desenvolvimento humano saudável, podendo continuar num futuro indefinido (Gilman, 1991).

Os pesquisadores entenderam a possibilidade de implantar uma ecovila na região metropolitana de Belo Horizonte como um grande desafio a ser proposto ao mercado mineiro.

Por isso, com o objetivo de melhor entendimento e de levar a conhecimento popular os benefícios deste estilo de vida, foram pesquisadas e apresentadas, neste artigo, as formas de implantação e aspectos construtivos de uma ecovila.

Lançar, na região metropolitana de Belo Horizonte, um condomínio denominado Ecovila Metropolitan, idealizada e criada pelos pesquisadores, justifica a busca pela compreensão do que seja uma ecovila.

2 FUNDAMENTAÇÃO E FUNCIONAMENTO

A fim de um melhor entendimento sobre o surgimento do conceito de ecovila foram estudados os acontecimentos históricos que levaram a concluir sobre a necessidade da criação desta ideologia.

Por tal motivo os assuntos correlatados a seguir são fundamentais, não somente para levar a conhecimento popular sobre o que é uma ecovila, mas também para que fosse criada a Ecovila Metropolitan.

2.1 CONTEXTO HISTÓRICO

Segundo Rosseto (2003) a preocupação com o desenvolvimento do planeta baseado no consumismo exagerado, observado na década de 60, levou a comunidade internacional a realizar em 1972, na cidade de Estocolmo, a Conferência do meio ambiente que foi promovida pela ONU e chamada de “Clube de Roma”.

Ainda de acordo com Rosseto (2003), no ano seguinte, o canadense Maurice Strong formulou o conceito de eco desenvolvimento, consolidado em 1976 por Ignacy Sachs com a proposição de seis princípios básicos: satisfação das necessidades básicas, solidariedade com as gerações futuras, participação da população envolvida, preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, sistema social com garantia de empregos, segurança social e respeito a culturas diversas.

Desde então, devido à preocupação cada vez mais crescente com o planeta, autoridades no mundo todo promoveram diversos eventos, ações, tratados e determinações que deram origem ao conceito de desenvolvimento sustentável (Campani, 2011).

De acordo com Campani (2011), juntamente com o crescimento do conceito de sustentabilidade surgiu o conceito de ecovila, tipo de comunidade que adota o estilo de vida baseado na permacultura.

Ainda de acordo com Campani (2011) o pioneiro na utilização deste estilo de vida foi o movimento ativista alemão na década de 80, mas foi realmente difundido em 1991 por Robert e Diane Gilman através de um relatório encomendado pela organização Gaia Trust da Dinamarca intitulado de “Ecovilas e comunidades sustentáveis” e ainda melhor sistematizado e popularizado em 1995 a partir de um encontro entre comunidades sustentáveis na Fundação Findhorn (Escócia) que permitiu a criação da Rede Global de Ecovilas (GEN – Global Ecovillages Network).

Com base nas pesquisas realizadas pode-se dizer que as ecovilas surgiram de um movimento que vislumbrou a necessidade de empreendimentos que proporcionassem vida alternativa e de pouco impacto ambiental, social, cultural e econômico.

A principal proposta deste estilo de vida é a produção para consumo próprio, reaproveitamento e reutilização do que for possível de forma ecológica e sem abrir mão do conforto e da tecnologia respeitando o meio ambiente e o espaço do outro, características principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com