TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edificação

Tese: Edificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

1- Pilar Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.

2- Coluna São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.

3- Viga Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.

4- Laje as lajes ou placas são “elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano.

5- Vão Vias de Comunicação

6- Verga Termo que define uma viga flexível. Peça horizontal do guarnecimento de um vão, apoiada nas ombreiras de uma porta ou janela. Lintel. Ver Contraverga.

7- Contraverga Viga de betão armado usada sob a uma janela, porta ou outra abertura numa parede de alvenaria, para dar resposta à concentração de tensões nessa zona e evitar a fissuração da parede. Lintel. Ver Verga

8- Peitoril Termo que define uma pedra emoldurada, situada em base de vão de janela; o mesmo que parapeito

9- Pé direito Diferença entre a cota do piso e a cota do tecto de uma casa. Diferença de cota entre o piso inferior e o piso superior, incluindo a espessura da laje superior

10- Pé esquerdo Distância vertical desde o pavimento do primeiro piso de um edifício até ao tecto do último piso.

11- Platibanda Termo que define o murete de alvenaria que se encontra no prolongamento das paredes-mestras, acima dos beirados.

12- Marquise Tipo de alpendre saliente de um edifício, vedado e coberto, para abrigo.

13- Embasamento / Alicerce Base da construção, fundação.

14- Coberta /Telhado Cobertura de edificação, inclinada, revestida com telhas.

15- Água de telhado Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até a beirada.

16- Beiral O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício

17- Calha Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, P.V.C. ou latão que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.

18- Rincão ou calha- Termo que define a linha de intercepção de duas águas de um telhado que se encontram num ângulo exterior.

19- Rufo Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.

20- Cumeeira Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.

21- Soleira Peça de cantaria sobre a qual se assentam as ombreiras de uma porta; piso na porta de entrada de um edifício.

22- Janela alta Toda janela onde o peitoril esteja acima de 1.50m.

23- Janela baixa Normalmente a janela é representada como baixa, se o peitoril dela for abaixo de 1.50m, ou seja, se a Planta Baixa estiver representada com secção de 1.50m de altura.

24- Janela Basculante é aquela que funciona através de um básculo, uma alavanca posicionada em sua lateral.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com