TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eds Libra Unip

Trabalho Escolar: Eds Libra Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  4.944 Visualizações

Página 1 de 7

2 - .Os sinais são formados segunda a combinação dos seguintes componentes:

Resposta: A - O sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato ( que chamamos como configuração de mãos de Libras em um determinado lugar podendo este lugar ser um a partir do corpo ou um espaço em frente ao corpo).

3 - A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento.

Resposta: C - As três alternativas estão corretas, por apresentar as características de um deficiente auditivo.

5 - A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da educação dos surdos, entre eles:

Resposta: D - Hoje em dia está aumentando a socialização de pessoas ouvintes com deficiência auditiva.

6 - Os pilares da educação bilíngüe para surdos são:

Resposta: E - É importante que o deficiente auditivo conheça a linguagem de sinais e a da língua portuguesa.

7 - As decisões tomadas no Congresso de Milão fez com que linguagem gestual fosse praticamente banida como forma de comunicação a ser utilizada por pessoas surdas no trabalho educacional em todo os países. É correto afirma que:

Resposta: D - A partir do Congresso de Milão oralismo foi vinculada a outras praticas educacionais.

8 – Quando começou a surgir estudos sobre as língua de sinais utilizadas pelas comunidades surdas? Resposta: A - Em 1966, o médico americano Orin Cornett deu uma importante contribuição a essa linguagem, unindo a utilização dos sinais com a leitura labial

9 - O alfabeto manual é:

Resposta: B - É um sistema de representação, quer simbólica, quer icónica, das letras dos alfabetos das línguas orais escritas por meio das mãos.

10 - A língua de sinais é considerada pela lingüística como a língua natural das pessoas surdas, isso se dá pelo fato de que:

Resposta: A - A linguagem de sinais pode ser aprendida através da visão e gestos.

11 - Como se dá o aprendizado da língua portuguesa pelos surdos?

Resposta: A - É importante o deficiente auditivo conhecer a língua portuguesa para entender a língua de sinais.

12 - Quais são os pilares da proposta de educação biligüe para surdoscom relação a língua de sinais e a língua portuguesa?

Resposta: E - A linguagem de sinais é um complemento para a língua portuguesa.

13 - De forma genérica deficiência auditiva é definida da seguinte maneira: Resposta: A - Para ser deficiente auditivo não é necessário ser 100% surdo.

14 - Desde 1960, a partir dos estudos do lingüista norte-americano Stokoe, as Línguas de Sinais são consideradas realmente línguas com estrutura gramatical e regras próprias. No Brasil, a oficialização da Língua Brasileira de Sinais ocorreu recentemente. Assinale a alternativa que corresponde a legislação federal que oficializou a Língua de Sinais no Brasil: Resposta: B - Em 2002, o Decreto Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002 oficializou a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua utilizada pelos surdos no Brasil.

15 - A Lei de LIBRAS reconhece como meio legal de comunicação e expressão o sistema lingüístico de natureza visual-espacial, o qual se constitui em um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos entre membros das comunidades surdas brasileiras.

Diante do exposto, considerando-se a Língua Portuguesa escrita afirma-se que:

Resposta: C - Para o surdo é imprescindível o conhecimento das duas línguas.

16 - No Brasil a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é usada pelas comunidades surdas dos centros urbanos e, ainda, pela tribo de índios (Urubu-Kaapor).

Pode-se afirmar que as Línguas de Sinais caracterizam-se como:

Resposta: A - Em todo o mundo, as Línguas de Sinais passam a ser aceitas como manifestação cultural legítima.

17 - Quais são os tipos de deficiência auditiva?

Resposta: B - A deficiência auditiva, trivialmente conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir, isto é, um indivíduo que apresente um problema auditivo.

18 - O grau de severidade da deficiência auditiva são variáveis, podendo ser: Resposta: A - O Grau de surdez pode ser: leve, médio, severo e profundo.

19 - As causas da deficiência auditiva sensório-neural podem ser:

Resposta: D - A perda de audição neurossensorial resulta de danos provocados pelas células sensoriais auditivas ou no nervo auditivo. Este tipo de perda pode dever-se a um problema hereditário num cromossoma, assim como, pode ser causado por lesões provocadas durante o nascimento ou por lesões provocadas no feto em desenvolvimento, tal como acontece quando uma grávida contrai rubéola.

20 - Detectada a deficiência auditiva, avalia-se a necessidade e a importância da indicação correta de um aparelho auditivo. Com relação a protetização é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com