TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Em Ciclos

Trabalho Universitário: Educação Em Ciclos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no que foi estudado, estabeleça uma diferença entre Progressão Continuada e Sistema de Ciclos.

RESPOSTA DO ALUNO:

Na continuada, era mais a questão de redução de custos, do que de ensino, passando os alunos de ano eles tinham menos gastos, e era mais lucrativo para eles, sendo que não percebiam o mal que faziam para os alunos.

Já no Sistema de ciclos, os alunos passam de ano, mas com eles vai um relatório do tipo de atenção que eles irão precisar no ano seguinte, ai cabe os professores terem capacidade e conhecimentos para saber lidar com este aluno, com isto desenvolve, de fato, a inclusão, realizando experiências socialmente significativas, e propiciando, assim, o desenvolvimento crítico e social do aluno.

Pelo estudo em nosso livro no capítulo 3, você viu que no Brasil, o ensino simultâneo se consolida com a implantação dos Grupos Escolares. Como configurava-se este ensino?

RESPOSTA DO ALUNO:

Hoje podemos perceber várias formas de ensinar, não existe uma receita pronta, mas existem teorias postas em prática que podem ajudar na forma de educação. A sala de aula que durante algum tempo foi considerado a única forma de aprendizagem formal pode ser transformada em uma nova forma de espaço pedagógico, propiciando uma aprendizagem contextualizada, prazerosa e participativa. Portanto se considerarmos que podemos enriquecer a sala de aula com fatos que aproximem os alunos de sua realidade será muito mais agradável aprender e ensinar. Assim, a aprendizagem proposta será contextualizada, rica em fatos reais, e conseqüentemente, a possibilidade da colaboração de todos será maior. Desta forma o processo de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades do educando e as necessidades da sociedade. Podemos perceber assim que existem vários ambientes de aprendizagem e esses ambientes vem auxiliando ao processo de ensino, portanto a aprendizagem não fica restrita aos espaços escolares, e em especial a sala de aula. Assim, a responsabilidade de ensinar também é ampliada, passa a ser do professor e do aprendiz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com