TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficácia e eficiência operacional

Tese: Eficácia e eficiência operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

2 RESUMO

Trata-se de um trabalho que versa sobre a contribuição do controle interno como ferramenta de auxilio gestão controle de estoques, de uma empresa no ramo de livros, Serviço Educacional Lar e Saúde, localizada na capital Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Investiga-se como o Controle Interno pode contribuir na gestão dos estoques em empresas.

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como o controle interno pode contribuir para a auditoria interna, analisando os controles em diversos setores ligados ao estoque da empresa do ramo de livraria. Tiveram como objetivos específicos identificar os procedimentos de uma livraria; estudar sobre controle interno e descrever como implantar o sistema de controle adequado.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, descritiva, estudo de caso, método de abordagem indutivo. O trabalho está estruturado em tópicos e sub-tópicos abordando sobre controles internos, estruturas, ambientes, atividades, sistemas contábeis e de controle interno, fraudes e erros, controles de estoques, auditoria e auditoria de estoques, desde conceitos até detalhamento do sistema de estoque. Através da implantação de estratégias e adequados, o controle interno pode contribuir com a contenção de perdas, redução de riscos, desvios, fraudes, furtos e conluio entre o quadro de colaboradores, clientes e fornecedores.

3 INTRODUÇÃO

Não adianta somente implantar controles, deve-se manter atualizados todos os procedimentos protegendo o patrimônio e levando facilidade para a administração na hora de analisar e conferir. Para um controle mais eficiente devem-se segregar funções, separando as funções de autorização ou aprovação de operações e a execução, controle e contabilização das mesmas, ficando assim mais seguro e dificultando as fraudes, desvios e conluio.

Os proprietários não podem estar presentes em todas as atividades de sua organização.

Então, como bem escreveu o autor Lopes de Sá (1989), “de que a finalidade do controle é a fidelidade da informação, obtida através de instrumentos e sistemas de controle, que substituem o olho do dono”.

Considerando que a administração de estoques na empresa é um conjunto de atividades com a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço; neste contexto, apresenta-se o seguinte tema: controle interno como ferramenta de auxilio na gestão de estoques: um estudo de caso uma livraria.

É importante manter os inventários mais baixos possíveis, trocando níveis de estoques, ou seja, reduzir estoques sem giro, diminuindo o capital de giro congelado e o risco de sobras ou encalhes, outro ponto que não pode descuidar é a prevenção permanente de perdas, pois é um dreno dos ganhos. No que se refere ao furto de produtos e à deterioração por descuido ou armazenagem inadequada ou quantidade estocada sem giro por mais de 30 dias. Há muito mais medidas a serem tomadas, examinadas e solucionadas onde qualquer descuido recai sobre a margem de lucro. Para terminar o autor deixa uma frase que se encaixa com o momento que o mercado financeiro vive: ”Se não tem vento, reme”.

4 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

As constantes notícias sobre dificuldades na economia afetam a confiança do consumidor e podem alterar sua maneira de consumir, o que significa que ele vai procurar novas alternativas, comprando apenas o necessário, produtos que atendem toda a família optando por marcas mais baratas de olho sempre nas promoções. Em época de crise, economistas e administradores falam das suas expectativas para este ano. Antes mesmo que os efeitos da crise financeira mundial chegassem à realidade do brasileiro comum, jornais e revistas já previam perturbações e mudanças de âmbito internacional.

O controle interno predominantemente é vinculado a atos fraudulentos; escândalos, propinas, manipulações contábeis. Existem duas visões de controles internos empresariais: Uma com foco antifraude e outra com foco de gestão. Controle interno é a expressão usada para descrever todas as medidas tomadas pela administração e gerência, para dirigir, planejar, organizar e controlar sua empresa, sem um controle eficaz, é possível que o administrador não consiga alcançar os objetivos pretendidos frente aos desafios e obstáculos encontrados na conquista de seu espaço na sociedade.

Gil (2009, p.41) cita que: “Toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais”.

Gil (2008, p.24), cita: “O problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou ordem intelectual”. Pode-se formular problema cuja resposta seja importante para subsidiar determinada ação.

Continuando o mesmo autor na p. 27, “Um problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa, a maneira mais fácile direta de formular um problema é através de pergunta”.

Segundo Marconi e Lakatos (2002, p.139) “Formular o problema consiste em dizer, de maneira explicita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características”.

Como o Controle Interno pode contribuir no controle dos estoques em uma livraria?

Gil (2009, p.31) define hipótese como: “Uma solução possível, mediante uma proposição, ou seja, uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeiraou falsa”.

• O controle Interno contribui para redução de fraudes e erros;

• A Segregação de Função no setor de estoques contribui para inibir as fraudes;

• Os registros das informações e definições de procedimentos contribuem para o controle interno

Objetivo geral

Identificar como o Controle Interno pode contribuir no controle dos estoques, de uma empresa do ramo de Livraria.

Objetivos específicos:

• Identificar os procedimentos em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com