TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eita E Meio Ambeinte

Dissertações: Eita E Meio Ambeinte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA E MEIO AMBIENTE

Em debates do Novo Código Florestal através do Projeto de Lei nº.1876. de 1999 tem ganhado destaque nos mais diversos setores da sociedade, dada sua grande relevância para as questões ambientais e econômicas.

Desse modo, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, dispõe que “todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para presentes e futuras gerações”.

Sendo assim, questionamos se há princípios éticos contemplados nesse novo código, sejam princípios éticos que orientam a relação dos seres humanos com outros seres humanos, ou a relação dos seres humanos com os demais elementos da natureza.

Para Almeida (2013), a relação ética manifesta-se, portanto, no agir do sujeito quando ele começa a estabelecer vínculos sociais e se torna gregário na garantia da sobrevivência do grupo e de si mesmo.

Desse modo, a Ética é uma ciência que estuda a forma de comportamento nas sociedades, onde o bem estar deve estar em primeiro lugar, assim, se pode afirmar que a necessidade ética originou-se com o homem em sociedade (BRAGA, 2006).

Conforme Bazoli (2009) o termo “ética” é proveniente do grego “ethos”, que tem como significado original “caráter” e que designa tanto a realidade como o saber, relacionados com o comportamento responsável em que entram em jogo a bondade ou maldade da vida humana.

A ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito. Ela é diferente de ambos, moral e direito, pois não estabelece regras, essa reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza (CALDEIRÃO, 2009, p.2).

Vale destacar que a ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. Consequentemente, a necessidade de ajustar o bom comportamento aos interesses da coletividade leva em consideração tudo aquilo que contribui para reforçar a união ou a atividade comum, ou seja, mau ou perigoso o oposto, o qual contribui para debilitar a união (CALDEIRÃO, 2009).

É necessário frisar também que a ética é muito mais ampla, geral e universal, embora a ética tenha a ver com princípios mais abrangentes. Desse modo, a ética é legitimada pela sua racionalidade, e, mais do que isso, a força e a transparência de determinados princípios que parecem evidentes em si mesmos.

A ética acredita que a preservação do meio ambiente será possível quando o homem volta-se ao estudo do comportamento dos seus antepassados e ao seu comportamento atual, ou seja, o dever nem sempre é o melhor.

Por outro lado, acredita-se que a ética na preservação do meio ambiente pode reduzir o número de árvores derrubadas, constatou que o comportamento do homem vai além de inovação não o beneficia em nada enquanto sentimento de bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com