TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anbalise Ambeintal De Area

Pesquisas Acadêmicas: Anbalise Ambeintal De Area. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Introdução:

O planejamento da ocupação do solo urbano no Brasil vem ocorrendo de forma um tanto quanto não planejada. Na medida que as cidades crescem, se desenvolvem, é totalmente normal a remoção da camada vegetal para construções de novos prédios, estradas loteamentos, entre outros. Isso deixa o solo exposto e fragilizado, aumentando significativamente o processo de erosão e consequentemente a infertilidade de solos, o deslizamento de encostas e o assoreamento de corpos d’água.

Outros problemas que contribuem para a degradação dos recursos hídricos são as ocupações clandestinas, que o correm de forma irregular, sem nenhum tipo de planejamento e nenhum tipo de infra-estrutura, como por exemplo a coleta e tratamento de esgoto, que usualmente é lançado sem nenhum tratamento prévio nos mananciais. Geralmente essa população que ocupa essas regiões são de baixo nível de educação e acabam poluindo os recursos hídricos, descartando resíduos sólidos em qualquer lugar, invadindo áreas de APA’s e APP’s, retirando cobertura vegetal, etc..

A Bacia do Rio Paraíba do Sul, no leste do estado de São Paulo, uma das regiões mais desenvolvida e rica do Brasil, está perdendo a sua capacidade de armazenar a água que precipita, devido a degradação da bacia hidrográfica. Durante os períodos chuvosos, a água escoa superficialmente, desencadeando processos erosivos, assoreamento, poluindo o rio e ocasionando o transbordamento. Essa água que ao invés de infiltrar no solo e abastecer os mananciais ao longo do ano, escoa superficialmente com maior velocidade pelas calhas fluviais, em um volume crescente, gerando prejuízo e destruição pelo caminho percorrido.

Deve-se portanto planejar e implementar projetos e soluções sustentáveis o mais rápido possível.

2 - Análise Ambiental da Área:

2.1 - Localização :

A Sub-Bacia do Ribeirão dos Freitas está localizada hidricamente na Microbacia do Buquirinha e em uma escala maior na Bacia do Rio Paraíba do Sul. Está situada no bairro Freitas na zona norte da cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo no Brasil. As coordenadas geográficas da área estudada são : Latitude de 23º 06’ 18” Sul e Longitude de 45º 55’ 45” Oeste.

2.2 - Climatologia

Na região da sub-bacia do ribeirão dos Freitas prevalece o clima tropical úmido, caracterizado por outono-inverno seco enquanto a primavera-verão é chuvosa. O período frio e seco possui médias de 15º C e no período quente e chuvoso possui médias de 23ºC. As temperaturas oscilam entre a média mínima de 12ºC e a média máxima de 30ºC. ontram na porção central e leste da bacia com 8%

A umidade relativa do ar oscila em torno de 75% e a pluviosidade tem a média anual 1500mm. 72% do total do ano da precipitação ocorre entre os meses de dezembro e março.

2.3 - Geomorfologia

A região é predominantemente formada por colinas e terracos.

A área do município está no Planalto Atlântico e inclui subdivisões naturais em zonas determinadas por uma série de feições distintas. Estas zonas estão representadas pelo Médio Vale do Paraíba, Planalto do Paraitinga e pela Serra da Mantiqueira.

A área urbana caracteriza-se pela existência de planícies fluviais posicionadas às margens do Rio Paraíba do Sul e tributários, onde se concentram as atividades agropecuárias do município.

2.4 - Topografia

Na área de estudo encontrou-se altitudes que variam entre 540 e 720 metros em relação ao nível do mar, caracterizando-se uma área montanhosa com declividades entre 30% e 45%. As poucas áreas com declividades suaves se encontram na porção central e leste da bacia com 8% e 15% de declividade.

2.5 - Geologia

Em São José dos Campos ocorre diversas rochas atribuídas ao grupo Paraíba e grupo Açungui, sedimentos terciários do grupo Taubaté e sedimentos Aluvionares recentes principalmente ao longo das calhas dos rios Paraíba do Sul e Buquira, e mais restritos junto às drenagens dos rios Jaguari, Comprido, Vidoca, Putins, etc...

2.6 - Hidrografia

A Sub-bacia do Ribeirão dos Freitas é constituída por vários tributários de pequeno porte. O Ribeirão dos Freitas é um importante tributário do Rio Buquira, localizado na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, na zona norte da cidade.

2.7 - Pedologia

Conforme o mapa pedológico do Vale do Paraíba, o solo identificado foi o Podzólico Vermelho Amarelo (PVA 18) na totalidade da região delimitada. Esse tipo de solo são característicos de regiões florestais úmidas, com perfil bem desenvolvido com horizonte B vermelho ou vermelho amarelo em que se acumula argila. Medianamente ou bem intemperizados com profundidade de (1,5m). São solos com vulnerabilidade à erosão relativamente alta.

2.8 - Cobertura Vegetal

Florestas de altitude, mata atlântica semidecidual, cerrado e várzea são os biomas típicos do município joséense. Atualmente a vegetação nativa remanescente predomina nas encostas, esporões e nas posições de cumeeira da Serra da Mantiqueira, principalmente no distrito de São Francisco Xavier, por constituírem áreas de preservação ambiental (APA).

2.9 - Flora

A região delimitada pelo estudo apresenta espécies vegetais populares como canela, mamica de porca, guamiri, soita de cavalo, quaresmeira, embaúba, jacarandá, peroba d’água, cambeta, canela de burro, cedro, tarrumã, ingá etc..

2.10 - Fauna

Em relação à fauna na área de estudo encontram- se as seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com