TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade De Preço

Artigo: Elasticidade De Preço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  5.741 Palavras (23 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 23

A ELASTICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA 2

O Preço 2

A Concorrência 3

A ELASTICIDADE- PREÇO DA DEMANDA 4

Situações que aumentam a sensibilidade ao preço 4

Situações que diminuem a sensibilidade ao preço 5

Como calcular a elasticidade-preço da demanda? 6

A ELASTICIDADE-PREÇO CRUZADA DA DEMANDA 13

Estudo da Nielsen sobre Elasticidade de preços 16

Variações por categoria 18

Frequência e penetração 19

Mudanças na elasticidade 20

ESTUDO DE CASO TIMES 23

Flamengo 25

E o São Paulo 27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 29

A ELASTICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

O Preço

Preço é o valor monetário de troca atribuído a um bem ou serviço, ou seja, é um valor numérico associado a um bem ou serviço em função de sua venda.

O Preço é uma das ferramentas mais importantes do escopo de marketing. Dizer que o consumidor hoje não busca preço e sim qualidade é uma verdadeira balela; ele quer qualidade nos produtos, entretanto, o preço leva-o a ação da compra.

Entender como formar o preço de venda deve ser tarefa fundamental, o preço tem duas origens básicas, uma interna (custos – produção – serviço) e outra externa, com base no preço praticado pela concorrência.

Ao estabelecer uma estratégia de preço, o foco central deve ser em remunerar o capital investido proporcionando lucro e não inibindo vendas, tarefa difícil, pois o preço é considerado um valor justo pela posse de um bem.

Devem fazer parte da formação de preços: a economia, a concorrência, a tecnologia, a curva do ciclo de vida de um produto que permite reduzir custos de fabricação e de marketing, mas para se conseguir vantagem competitiva no mercado, os custos devem ser muito bem controlados. Se o preço é bem administrado, proporciona lucro, caso contrário, quando praticado abaixo da linha de custos, pode ampliar a participação de mercado, mas pode gerar prejuízo.

Enfim, o preço pode ser a forma de atrair compradores, mas inibir também, deve-se atrelar as estratégias de preços em quatro partes fundamentais: controle dos custos, análise da demanda, concorrência e liberdade quanto à criatividade para poder encantar o cliente.

Para Wernke (2004), no cálculo do preço de venda, as empresas devem procurar valores que:

Maximizem os lucros

Possibilitem alcançar as metas de vendas com tal preço

Permitam otimização do capital investido

Proporcionem a utilização eficaz da capacidade de produção instalada

Segundo Martins (2010) para administrar preços de venda, é necessário conhecer o custo do produto, porém, apenas isso não basta. É necessário conhecer também, dentre outras informações, o grau de elasticidade da demanda, a quantidade de produtos e os produtos disponíveis no mercado e, os preços dos concorrentes.

Para os economistas clássicos a formação de preços de bens e serviços, em mercado de concorrência perfeita, ocorre a partir das leis da oferta e da demanda, ou seja, é como se existisse uma mão invisível para guiar os preços no mercado.

A Concorrência

O mercado de concorrência, por meio das vantagens competitivas desenvolvidas pelas empresas no mercado, faz com que o cliente escolha sua opção de compra. Em geral, a vantagem competitiva será obtida pela oferta de maior valor ao consumidor. As vantagens competitivas podem ser definidas como:

Vantagens Competitivas Nobres: Representam os benefícios que efetivamente cativam os clientes, uma vez que os mesmos a reconhecem e valorizam. As vantagens Competitivas Nobres são difíceis de ser seguidas pelos concorrentes.

Vantagens Competitivas Pobres: Representam aquelas que facilmente podem ser “copiadas” por outras empresas, e somente criam impacto inicial aos clientes, sem, no entanto, torná-los cativos.

Além da concorrência existem outras formas que podem influenciar sobre a determinação do preço de venda de uma empresa, como: Clientes, fornecedores, governo, estrutura de despesas, endividamento, capacidade de venda, desejo de lucro, estratégia da empresa, estratégia indefinida, estratégia de segmentação, estratégia de diferenciação, estratégia de liderança absoluta e estratégia de massificação.

A ELASTICIDADE- PREÇO DA DEMANDA

A precificação tem intrínsecas conexões com questões tais como demanda, concorrência e expectativas do consumidor. Todas essas questões juntam-se no conceito de elasticidade preço da demanda, que é talvez a consideração geral mais importante para a fixação de preços eficazes. A Elasticidade-Preço refere-se à sensibilidade dos consumidores a mudanças de preços, sendo o impacto relativo, sobre a demanda de um produto, de um aumento ou uma diminuição específica no preço cobrado por esse produto.

Situações que aumentam a sensibilidade ao preço

Os consumidores tornam-se muito mais sensíveis ao preço quando têm muitas escolhas ou opções diferentes para as suas necessidades e desejos. A elasticidade-preço é mais alta (mais elástica) nas situações a seguir.

Disponibilidade de Substitutos para o Produto – Quando os consumidores estão diante de vários e diferentes substitutos para o produto, eles ficam muito mais sensíveis ao preço.

Despesa Total Mais Alta – Quanto maior a despesa total para adquirir e usar um produto, mais elástica será a demanda por esse produto. Ou seja, quanto mais gastos tiverem com ele após o consumo, mais levará em consideração seu amento de preço.

Diferenças Observáveis – Produtos com preços intensamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com