TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquinas

Exames: Elementos De Maquinas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 10

1 – Conceitue:

- Projeto de Engenharia:

O processo de aplicação de várias técnicas e princípios científicos com intuito de definir um dispositivo, um processo ou um sistema sificientemente pormenorizado a fim de permitir sua realização.

- Máquina:

Um aparatp que consiste em unidades inter-relacionadas, ou um dispositivoque modifica a força ou movimento. É tarefa do engenheiro definir e calcular esses movimentos, forças e mudanças de energia de modo a determinar as dimensões, as fomas e os materiais necessários para cada uma das peças que integram a máquina.

2- Cite trêscaracterísticas importantes nas máquinas.

• Bom funcionamento;

• Segurança;

• Confiabilidade.

3 – Qual o objetivo final do projeto de máquinas?

O objetivo final do projeto de máquinas requer que o engenheiro seja capaz de calcular e de prever o modo e as condições de falha de cada elemento e, então, projetá-los para previnir tal falha, o que por sua vez, requer uma análise de tensão e de flexão para cada peça. Esse processo de desenvolvimento não acontece de forma linear sendo necessário utilizar a técnica da iteração, que significa repetir ou voltar a um estágio anterior com o objetivo de se encontrar a melhor solução para o projeto.

4 – Qual é o objetivo ou finalidade de uma metodologia de projetos?

A metodologia de projetos foi definida para ajudar a organizar e enfrentar o “problema não estruturado”, isto é, casos em que a definição do problema é vaga e para os quais muitas soluções possíveis existem.

5 – Cite as dez etapas da metodologia de projetos?

• Identificação do problema;

• Pesquisa de suporte;

• Definição dos objetivos;

• Especificação de tarefas;

• Concepção e invenção;

• Análise;

• Seleção;

• Projeto detalhado;

• Protótipo e teste;

• Produção.

6 – Outro procedimento que busca auxiliar no desenvolvimento de projetos é dividido em quatro estágios. Cite as sub-tarefas em cada um dos quatro estágios.

• Estágio de definição:

- Definir o problema;

- Declarar os dados;

- Elaborar hipóteses apropriadas.

• Estágio do projeto preliminar:

- Decisões preliminares do projeto;

- Croquis do projeto.

• Estágio do projeto detalhado:

- Modelos matemáticos;

- Análise do projeto;

- Avaliação.

• Estágio de documentação:

- Documentar resultados.

7 – O que é um modelo de engenharia e porque é utilizado?

Após um fase projeto, o modelo de engenharia (protótipo), busca analisar e prever o comportamento da máquina, antes da construção definitiva.

8 – O que é uma estimativa ou análise de primeira ordem?

É fazer uma estimativa de uma configuração do projeto de início, pressupor qualquer condição limitante que achar aprorpiada e fazer uma análise, que será somente uma estimativa inicial do comportamento do sistema, pois frequentemente, no começo do projeto, o problema está tão vago e mal definido que é dificil desenvolver um modelo abrangente e completo na forma de equações que descrevam totalmente o sistema.

9 –O significa “iteração”?

Uma iteração abrange as atividades de desenvolvimento que conduzem à liberaçãode um produto—uma versão do produto estável e executável, junto com qualquer outro elemento periférico necessário para usar esse release. Portanto, uma iteração de desenvolvimento é de certa forma uma passagem completa por todas as disciplinas: pelo menos requisitos, análise e design, implementação e teste. É como um pequeno projeto cascata em si mesmo.

10 – Qual é o objetivo principal de um croqui de engenharia?

Tem como principal objetivo o propósito de primeiro comunicar a concepção a outros engenheiros e inclusive ao próprio criador do projeto.

11 – Defina CAD e cite as principais vantagens do sistema CAD 3D.

CAD – Projeto auxiliado por computador.

Vantagens:

- As vistas ortogonais em 2D podem ser geradas automaticamente;

- As informações sobre as propriedades de massa e as prorpiedades geométricas da seção transversal em vários locais podem ser rapidamente calculados;

- Os sistemas de modelo sólido geralmente aparecem um intérface com um ou mais programas de análise de elementos finitos (FEA).

12 – Defina CAE e descreva sua utilidade para a engenharia.

CAE – Engenharia auxiliada por computador

Qualquer software onde seja possivel fazer uma análise de forças, tensões, deflexões ou outros aspectos do comportamento físico do projeto é chamade de CAE.

13 – O que é Coeficiente de Segurança e para que ele é utilizado?

O coeficiente de segurança pode ser considerado como uma reserva estratégica utilizada para equilibrar e/ou garantir a qualidade, custo e segurança do projeto. É empregado para prevenir incertezas quanto as propriedades dos materiais, esforços aplicados, modo de utilização, cálculos realizados, variações, etc.

14 – Como obtenho um coeficiente de segurança?

Em situações em que houver sobrecarga no sistema, uma sobrecarga pressuposta deve ser usada para calcular o coeficiente de segurança, com base na razão entre a carga que causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com