TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Estruturais

Pesquisas Acadêmicas: Elementos Estruturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 8

Fundamentos da Construção Civil

ECV109

Adonai Fineza

Elementos Estruturais

Emanuelle Alves Veiga Martins

Engenharia Civil – Diurno

Matrícula: 4413

Outubro/2013

SUMÁRIO

1-Introdução

2-Obra

2.1- Considerações Gerais da Obra

2.2 – Elementos estruturais da Obra

2.2.1 – Vida útil do projeto

2.2.2 – Sistema Estrutural

2.2.2.1 - Fundações Profundas

2.2.2.2 - Vigas

2.2.2.3 Pilares

4.1.2.4. Lajes

2.2.3 - Sequência de execução

2.2.3.1 - Fundações

2.2.3.2 - Movimento de Terra

2.2.3.3 - Lançamento do Concreto

2.2.3.4 - Vigas

2.2.3.5 - Pilares

2.2.3.6 - Lajes

2.2.3 - Normas Técnicas relacionadas

3 – Curiosidades da Obra

4 – Bibliografia

1 - Introdução

Elemento estrutural é cada uma das partes diferenciadas ainda que vinculadas nas quais pode ser dividida uma estrutura para efeitos de seu projeto. O projeto e cálculo destes elementos são feitos de acordo com os princípios da engenharia estrutural e a resistência dos materiais.

Os principais tipos de elemento estrutural, de acordo com a geometria e o tipo de esforço suportado, são:

- Laje : estruturas laminares, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e a terceira acentuadamente de menor dimensão. As lajes em um Sistema Estrtural estão, na maioria das vezes, apoiadas em vigas, podendo também em certos casos estarem apoiadas diretamente sobre os pilares.

-Viga: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas. As vigas podem estar apoiadas diretamente sobre os pilares como também sobre outras vigas.

-Pilar: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante às outras duas. Os pilares estão apoiados nas fundações.

- Fundação: estrutura tridimensionalmente monolítica, onde as três dimensões são da mesma ordem de grandeza. As fundações estão apoiadas sobre as estacas ou sobre o próprio terreno.

O esquema estrutural é uma representação simplificada da estrutura em termos de seus elementos, conexões e apoios. Dentro das restrições do projeto arquitetônico, a definição do esquema estrutural é uma das etapas mais dependentes dos conhecimentos, da experiência e da criatividade do engenheiro estrutural.

Os elementos estruturais, quanto ao seu grau de hiperestaticidade, podem ser classificados como estruturas isostáticas, estruturas hiperestáticas ou estruturas hipostáticas.

2- OBRA: Projeto Proinfância – Tipo C

2.1- Considerações Gerais da Obra

O Projeto Padrão Tipo C desenvolvido para o Programa Proinfância, tem capacidade de atendimento de até 120 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 60 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. Onde as creches são para crianças de 0 até 4 anos de idade e Pré-escola para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses.

O partido arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. As escolas de ensino infantil do Tipo C são térreas e possuem 4 blocos distintos de acordo com a função a que se destinam.

Foi considerada como ideal a implantação das escolas do Tipo C em terreno retangular com medidas de 35m de largura por 45m de profundidade e declividade máxima de 3%. Tendo em vista as diferentes situações para implantação das escolas, o Projeto Padrão apresenta opções e alternativas para efetuá-las, dentre elas, opção de instalações elétricas em 110V e 220V, alternativas de fundações, implantação de sistema de esgoto quando não houver o sistema de rede pública disponível e alternativas de elementos construtivos visando o conforto térmico.

2.2 - ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA OBRA

Em virtude do grande número de municípios a serem atendidos e da maior agilidade na análise de projeto e fiscalização de convênios e obras, optou-se pela utilização de um projeto-padrão. Algumas das premissas deste projeto padrão tem aplicação direta no sistema construtivo adotado:

Definição de um modelo que possa ser implantado em qualquer região do território brasileiro, considerando-se as diferenças climáticas, topográficas e culturais;

Facilidade construtiva, com modelo e técnica construtivos amplamente difundidos;

Garantia de acessibilidade a portadores de necessidades especiais em consonância com a ABNT NBR 9050;

Utilização de materiais que permitam a perfeita higienização e fácil manutenção;

Obediência à legislação pertinente e normas técnicas vigentes no que tange à construção, saúde e padrões educacionais estabelecidos pelo FNDE/MEC;

O emprego adequado de técnicas e de materiais de construção, valorizando as reservas regionais com enfoque na sustentabilidade.

Levando-se em conta esses fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com