TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadros de elementos estruturais

Seminário: Quadros de elementos estruturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Armações de elementos estruturais

Nas construções de concreto armado, sejam elas de pequeno ou de grande porte, três elementos estruturais são bastante comuns: as lajes, as vigas e os pilares. Por isso, esses são os elementos estruturais mais importantes. Outros elementos, que podem ou não ocorrer em todas as construções, são: blocos e sapatas de fundação, estacas, tubulões, consolos, vigas-parede, tirantes, etc.

Uma noção geral das características de alguns dos elementos de concreto armado é apresentada a seguir:

3.2 Armação das lajes

As armações das lajes se fazem através de uma malha, ou seja, ferros colocados lado a lado nas duas direções. A armadura positiva é aquela que vai absorver os esforços na área central (momento positivo) dos painéis de laje, sendo representada por traço cheio. A armadura negativa, com a finalidade de absorver os esforços nos apoios dos painéis (momento negativo), é representada por linha tracejada.

A representação da armadura deve ser sempre com traço de maior espessura, diferenciando dos traços da forma, que devem ser finos. Os tipos mais comuns de lajes são: Lajes mistas e Lajes maciças.

Nas lajes maciças os ferros positivos são dispostos com um espaçamento constante formando uma malha. Nas lajes mistas, as barras positivas são colocadas nas nervuras de concreto da laje, também nas duas direções. A armadura negativa nos dois casos, podem ou não existir, dependendo da condição de bordo de um painel em relação ao outro (engaste ou apoio). Estas barras serão dispostas segundo um espaçamento constante.

3.3 Armação das vigas

A armação das vigas é composta por barras longitudinais e transversais. As longitudinais vencem os esforços de tração (momento positivo no centro do vão na parte inferior da viga) e esforços de tração (momento negativo nos apoios na parte superior da viga). As barras transversais que formam os estribos, distribuídos com espaçamento determinado no projeto, têm a finalidade de vencer os esforços de cizalhamento (corte) ao longo da viga. A armadura construtiva (ferros finos) pode aparecer na viga, em posições onde não há esforços, porém sua finalidade neste caso é de auxiliar a colocação dos estribos.

3.4 Armação de Pilares

A armação dos pilares é composta por barras longitudinais e estribos. Nos pilares a armadura longitudinal tem a função principal de ajudar o concreto a absorver as cargas de compressão. Os estribos têm como principal função a de manter as barras longitudinais na sua correta posição e evitar a flambagem das mesmas.

3.5 Armação de blocos

Com a finalidade de transmitir as cargas da estrutura para a fundação, o bloco toma a forma necessária para conter a estaca ou o grupo de estacas em cada ponto de carga da obra. Cada bloco é armado de uma forma, com armadura principal, estribos horizontais e verticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com