TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 1: Indutores

Artigo: Relatório 1: Indutores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1: Indutores

Introdução

No experimento apresentado no vídeo é possível entender o princípio das leis de de Farady e Lenz, que contribuíram para grandes invenções de grande importância para a sociedade moderna.

O inglês Michel Faraday descobriu que a variação de um campo magnético está associada a uma corrente elétrica. Essa variação pode ser obtida mudando-se a posição do material condutor ou alterando-se a posição do material que está associado ao campo magnético, já físico russo Heinrich Friedrich Lenz, estudando a lei de indução de Faraday, enunciou em 1834 a lei que determina o sentido da corrente elétrica induzida numa espira. Essa lei afirma que a corrente elétrica induzida tem um sentido que se opõe (por seus efeitos) à variação do fluxo das linhas de campo associadas a ela.

Desenvolvimento

Faraday, em seus estudos e experimentações, percebeu que a corrente induzida que aparecia no circuito mudava de sentido constantemente, ou seja, em um dado momento ela estava em um sentido em outro ela estava em sentido contrário ao primeiro. Apesar de perceber esse acontecimento, Faraday não conseguiu chegar a uma lei que indicasse como determinar o sentido da corrente induzida. Foi somente no ano de 1834, poucos anos após a publicação dos trabalhos de Faraday, que o físico russo Heinrich F.E. Lenz apresentou uma regra, atualmente conhecida como Lei de Lenz, que permite indicar o sentido da corrente.

Quando um ímã se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Àmpere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magnético tem sentido oposto ao campo magnético do ímã. Se fizermos o contrário, ao afastarmos o ímã da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrário à situação anterior e ao utilizar novamente a regra de Àmpere é possível perceber que o campo magnético criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magnético do ímã.

No experimento implantado no vídeo podemos considerar que a diminuição da velocidade de queda do imã se dá pelo efeito eletro magnético ao passar pelo tubo de cobre que gera um campo magnético em toda extensão do tubo se comportando como uma bobina num campo magnético variado pois o imã está descendo pelo tubo provocando uma força eletromotriz induzida(devido o tubo ser fechado) se contrapondo(Segundo a Lei de Lenz) a que se originou crinando uma força magnética para cima onde uma força peso puxa o imã para baixo e a magnética para cima tendo uma força resultante igual a zero fazendo assim o imã cair em velocidade constante.

Mas devido ao tubo de plástico ou acrílico não produz campo magnético o imã onde não se tem linhas de fluxo exercendo nos sentidos onde não perde velocidade, sendo assim visto facilmente pelo vídeo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com