TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Basica

Monografias: Eletricidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 5

Eletricidade Aplicada

Atividade Prática supervisionada (ATPS)

Diferença entre corrente alternada e contínua e seus geradores.

O termo gerador elétrico é usado para máquinas que convertem energia mecânica em energia elétrica, são diferenciados através das características da corrente elétrica que produzem, sendo contínua (dínamos) e alternada (alternadores).

Corrente alternada é a corrente que sofre variação de sentido constantemente, hora positiva, hora negativa, normalmente esta variação possui uma frequência pré-estabelecida usualmente de 50 ou 60 hertz. Seu gerador é baseado no principio de Faraday, produz uma força eletro motriz pela variação do número de linhas de fluxo magnético que atravessam uma bobina, a bobina gira entre os polos de imãs gerando tensão alternada. Segue abaixo uma breve ilustração.

Corrente contínua é aquela que não sofre variação de sentido, é sempre positiva ou sempre negativa. Seu gerador tem o mesmo principio do gerador de corrente alternada, porem possui um elemento básico a mais, o anel comutador, o qual transforma corrente alternada em corrente contínua.

Quadro explicativo sobre frequência de operação por países

No Brasil a frequência da rede elétrica é de 60 Hz

País Frequência País Frequência

Brasil 60 Hz Japão 50 Hz e 60 Hz

Colômbia 60 Hz Itália 50 Hz

Argentina 50 Hz Canadá 60 Hz

Peru 60 Hz Alemanha 50 Hz

Equador 60 Hz África do Sul 50 Hz

Vantagens e desvantagens de utilizar corrente alternada em transmissões elétricas

Vantagens: maior economia na distribuição de energia em grandes distâncias da geração ao uso; motores CA são praticamente indestrutíveis comparados com motores CC e não geram interferência e manutenção; possibilidade de mudar sua voltagem usando um transformador;

Desvantagem: perda de energia; A corrente contínua apresenta menor resistência do que a alternada; A geração de corrente contínua é mais fácil, podendo ser gerada até por processos químicos simples.

Conclusão

Nesta etapa observou-se as principais diferenças entre corrente alternada e corrente contínua avaliando os sistemas de transmissão, bem como suas características referentes a custos de geração e distribuição, vantagens e desvantagens concluindo que a utilização de CA na sua geração, transmissão e distribuição é mais seguro, econômico e eficiente do que a utilização de CC.

Motores de CC e CA, seus Elementos e funcionalidades.

O motor de corrente contínua é composto de duas estruturas magnéticas: • Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente);

• Rotor (enrolamento de armadura)

O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com polos salientes aos quais são

enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um ímã permanente.

O rotor é um eletroímã constituído de um núcleo de ferro com enrolamentos em sua

superfície que são alimentados por um sistema mecânico de comutação. Esse sistema é formado por um comutador, solidário ao eixo do rotor, que possui uma superfície cilíndrica com diversas lâminas às quais são conectados os enrolamentos do rotor; e por escovas fixas, que exercem pressão sobre o comutador e que são ligadas aos terminais de alimentação. O propósito do comutador é o de inverter a corrente na fase de rotação apropriada de forma a que o conjugado desenvolvido seja sempre na mesma direção.

Os enrolamentos do rotor compreendem bobinas de n espiras. Os dois lados de cada

Enrolamento são inseridos em sulcos com espaçamento igual ao da distância entre dois polos do estator, de modo que quando os condutores de um lado estão sob o polo norte, os condutores do outro devem estar sob o polo sul. As bobinas são conectadas em série através das lâminas do comutador, com o fim da última conectado ao início da primeira, de modo que o enrolamento não tenha um ponto específico.

Motores CC x Motores CA

Motores de Corrente Contínua São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com