TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embasamentos Administrativos

Pesquisas Acadêmicas: Embasamentos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

DESENVOLVIMENTO:

Contexto Administrativo

Identifique os elementos que compõem a estrutura formal da empresa, organização analisada e descreva os principais aspectos de cada um deles seguindo os itens abaixo:

1)Apresente a empresa: dados do ramo de atuação, quantidade de funcionários, histórico da empresa, organograma da empresa. Identifique entre as teorias da administração, qual se adapta mais a situação atual da empresa. Pode considerar tanto as teorias clássicas até as modernas. Justifique a escolha.

 DADOS DA EMPRESA:

Fabrica de Doces Ensa Ltda. EPP

Localizada na Estrada Anhumas, km 04, s/n. Bairro Anhumas – Itajubá – MG

 RAMO DE ATUAÇÃO:

A empresa atua no ramo alimentício, atendendo distribuidores,atacadista e varejistas de MG, RJ, SP, PR e BA.

 Nº de funcionários:

18 funcionários

 Histórico da empresa:

Seu fundador José Mauro da Silva nascido em Itajubá-MG aos dezesseis dias do mês de Setembro de 1954, começou seus negócios onde abriu um pequeno armazém no bairro da Medicina, depois disso José Mauro abriu uma granja no ano de 1989 e passou a dedicar também a criação de frangos, negócio este, que teve sucesso absoluto.

No ano de 1991 José Mauro começou a produzir doces de leite. Ele não teve dúvidas e em uma atitude audaciosa, fechou o armazém e a granja, pois a fábrica de doces necessitava de mais atenção e investimentos.

Neste novo empreendimento José Mauro procurou fazer dele, algo diferenciado, pois tinha com ele a intenção de crescer ainda mais e ao mesmo tempo ajudar os moradores da região. Como empresário de visão e de empreendedor, José Mauro procurou contratar moradores do bairro Anhumas pois assim estaria contribuindo para que as famílias humildes da comunidade pudessem ter a mesma oportunidade que ele teve na vida. Com os negócios em alta, a empresa gerava emprego e renda para a comunidade do bairro Anhumas, proporcionando a cada família uma melhor qualidade de vida.

No inicio, as condições eram quase que precárias. A estrutura era muito simples, o chão era de terra batida, as paredes eram improvisadas com lonas e os tachos eram grandes panelas que derramavam o leite a qualquer descuido. Alguns equipamentos eram de madeira e outro de uso doméstico. Para a comercialização, os doces eram dispostos sobre o caminhão protegidos apenas por uma lona. Mais tarde, os doces eram colocados em caixas de plásticos retornáveis, e atualmente são armazenados em caixas de papelão individual.

FOTO ANO 1991(lado esquerdo) – Funcionário mexendo o doce para dar ponto.

FOTO ANO 2006 (LADO DIREITO) – Nova fábrica, setor de produção.

O tradicional doce de leite recebeu o nome de DOCES ENSA, em homenagem a N. S. da Conceição Aparecida, que mais tarde, por questões comerciais, recebeu o slogan de ENSA – Energia na sua alimentação.

A empresa crescia, o bairro crescia paralelamente e se tornava referência. Mas no ano de 2000, exatamente no dia 11 de Outubro, um Infarto fulminante viria interromper a trajetória de vida de José Mauro, levando o mesmo ao óbito, deixando esposa e quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres. Atualmente a Fábrica de Doces Ensa é administrada pela esposa Sra. Deniza Maria Araújo Silva.

Em 2002, com as novas legislações de regulamentação a comercialização de doces de leite levou a empresa a dar continuidade ao projeto de expansão da área física do setor de produção trazendo para a empresa os mais modernos equipamentos e utensílios existentes para laticínio e para produção de doces. Este projeto contou com o apoio de engenheiros, tecnólogos, veterinários e a ajuda dos encarregados da empresa, que com a experiência e conhecimentos empíricos levaram a construção de uma nova fábrica.

Em 2005 a empresa trabalhava com aproximadamente 5.000 litros de leite ao dia, com três turnos produtivos. Porém a fiscalização estava se intensificando e a necessidade do certificado S.I.F. - Serviço de Inspeção federal (selo de garantia obrigatório para que produtos de origem animais sejam comercializados fora do Estado registrado) era cada vez maior. Com as denuncias nos estabelecimentos eram recolhidos todos os produtos, gerando assim prejuízo e perda de mercado, principalmente do estado do Rio de Janeiro. Não existiam mais condições de segurança para trabalhar em algumas regiões, e isso levou a empresa a repensar em uma nova estratégia. Na maioria das empresas a produção deve ser do tipo ‘puxada’, onde o cliente define o que será produzido, mas a situação não era assim tão fácil para a empresa, pois os produtores de leite não tinham para quem vender sua produção e existia ali um compromisso e responsabilidade com aqueles humildes produtores, que impediam a decisão de dispensa-los.

Como não poderia comercializar em mercados que geravam riscos de perdas e prejuízos, foram lançadas mais duas linhas de doces, agregados ao mix mais antigos que foram aos poucos introduzidos naqueles clientes onde a fiscalização era mais branda. Esse mix atenuou mas não solucionou o problema gerado pela alta quantidade de leite comprado relacionado com a queda nas vendas. O leite é um produto sazonal, onde a sua procura é maior no inverno, época em que a produção diminui, e nesse momento quando houve a oportunidade de abrir mão de alguns produtores, de uma forma amigável, a empresa Ensa explicou a dificuldade que se passava e os encaminhou para outras fábricas. Nos dias de hoje, alguns estão retornando a parceria.

Os investimentos continuavam acontecendo, em cada ano era um novo fiscal que visitava a empresa e sugeria inúmeras mudanças, mas sempre existia algum detalhe que era notado e adiava mais uma vez a liberação dos documentos.

Após todas as mudanças sugeridas serem feitas, em dezembro de 2008 a empresa recebeu a noticia que havia sido aprovado o pedido de inserção no Ministério da Agricultura. Este é um documento,é o 'oxigênio ‘ que faz a empresa funcionar e ter garantia que produz um produto de qualidade e seguro ao consumidor, e que gera a satisfação e segurança a todos que dependem o sustento das famílias desta empresa. Em 2009, um dos herdeiros do Sr. José Mauro colocou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com