TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emerson Fittipaldi

Trabalho Universitário: Emerson Fittipaldi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi (1946) é ex-automobilista brasileiro. Foi o primeiro brasileiro a tornar-se campeão mundial de Fórmula 1. Foi duas vezes campeão, em 1972 e 1974.

Emerson Fittipaldi nasceu em São Paulo, no dia 12 de dezembro de 1946. Filho do jornalista Wilson Fittipaldi, desde muito jovem dedicou-se às corridas. Começou no karts em 1964, e em 1967 sagrou-se campeão brasileiro de Fórmula V, na direção de um protótipo fabricado por ele e seu irmão Wilson Fittipaldi Jr. Em abril de 1969 estreou, na Europa, como piloto de fórmula Ford e venceu o campeonato inglês. No mesmo ano venceu também o campeonato inglês de Fórmula 3, depois de fazer o curso de pilotagem da Jim Russell Racing Team. Ficou em quarto lugar no campeonato europeu de Fórmula 2.

Em 1970 ingressou na Fórmula 1, na equipe Lotus. Ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1972. Sagrou-se campeão mundial, vencendo cinco grandes prêmios e acumulando um total de 61 pontos, contra 45 de Jackie Stewart, o segundo colocado. Em 1973, foi vice-campeão e em 1974 conquistou pela segunda vez o título mundial, dessa vez pela McLaren. No ano seguinte foi vice-campeão pela McLaren e fundou a Fittipaldi Empreendimentos e sua própria equipe de Fórmula 1, com patrocínio da Copersúcar e posteriormente da Skol. O carro obteve poucos resultados e a equipe se desfez em 1980, com grandes prejuízos. Em 1984, Emerson voltou ao automobilismo na fórmula Indy (Estados Unidos).

Em 1989 venceu as 500 Milhas de Indianápolis e tornou-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título da categoria. Voltou a ganhar as 500 Milhas em 1993.

Em 1996, após uma vida dedicada às corridas, sofreu um grave acidente em Michigan, após bater contra um muro e fraturar a sétima vértebra cervical. A pedidos dos familiares, largou de vez as pistas e entregou-se à vida empresarial. Atualmente residindo em São Paulo e na Flórida, nos Estados Unidos, Emerson é um empresário com atuação em diversos segmentos.

É produtor de laranjas, dono de shopping center em Miami, sócio do Salão de Tuning do Brasil e co-proprietário da equipe brasileira da A1 Grand Prix.

Emerson Fittipaldi, é ainda hoje um dos esportistas mais emblemáticos do País. Aos 65 anos, pai de sete filhos (a menor, Vittoria, tem 1 ano de idade) e avô de cinco netos (o mais velho, Pietro, 15 anos, já corre na categoria Nascar nos Estados Unidos), Fittipaldi não para. Além de gerenciar sua poderosa grife, que movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano, é empresário com investimentos em ramos que vão de suco de laranja a motocicletas. No fim do ano passado, abriu uma nova agência de marketing esportivo e ainda foi homenageado pelo lançamento de um modelo luxuoso de óculos escuros, o Evoke X Fittipaldi, parecido com o que usava em sua época de campeão.

Casado com Rossana Fanucchi, com quem tem dois filhos (Emo e Vitória), Emerson é pai de outros cinco (três com Maria Helena, a primeira esposa) e dois com Maria Tereza, a segunda.Tem sete filhos, Juliana, Jayson, Tatiana, Joana, Luca e Émerson e Vitória alem de cinco netos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com