TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pronto émerson

Monografias: Tcc Pronto émerson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  9.055 Palavras (37 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 37

ÉMERSON MILTON FERREIRA

REVOLUCIONANDO NEGÓCIOS COM A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

PORTO FERREIRA

2011

ÉMERSON MILTON FERREIRA

REVOLUCIONANDO NEGÓCIOS COM A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho de Conclusão apresentado como exigência para obtenção do titulo de Bacharel em Administração, à ASSER – Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

Prof. Orientador: Ms. Nestor Paulo Palacios Torres

PORTO FERREIRA

2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho minha família em especial meu pai e minha mãe que sempre me apoiaram em minhas decisões e ajudaram a conquistar meus objetivos, e também aos amigos de faculdade e do trabalho que também me ajudaram na elaboração deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por estar conosco todos os momentos de nossas vidas, por nos conceder força, animo, sabedoria e disposição, por nos ensinar a ser pacientes e perseverantes em todos os nossos sonhos, com a confiança de lutar sempre pelos nossos ideais com a certeza de vencer.

Aos nossos pais por nos possibilitar a realização de mais este sonho, por nos proporcionar desde o inicio de nossas vidas o bem mais precioso e necessário para o nosso desenvolvimento, a educação, a eles o meu muito obrigado.

Agradeço a meu excelente orientador e Prof. Nestor Paulo Palacios Torres, pela paciência e dedicação de ensinar cada etapa deste estudo, contribuindo assim para a realização e o enriquecimento deste trabalho.

Aos amigos que fazem parte de minha vida e que participaram comigo mais esta etapa de história de realização.

E por fim, agradeço a Cerâmica Porto Ferreira, por proporcionar a realização deste trabalho através de sua história e dedicação neste mercado dinâmico e competitivo.

A todos meu muito obrigado!

EPIGRAFE

“As pessoas se lamentam, dizendo: “Não me dei bem porque não tive oportunidades.” É você quem cria as suas próprias oportunidades.” (Chuck Norris)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ressaltar a importância da administração estratégica dentro das empresas especificamente, pois a empresa objeto deste trabalho serviu como base, para exemplificar os problemas que levam as empresas à falência em um período tão curto de vida. A pesquisa demonstra e explica com base nos métodos escolhidos: entre bibliográfica, documental e estudo de caso que a informação é a base para o sucesso das empresas, mostra que é necessário tomar conhecimento das ferramentas estratégicas, para evolução e permanência do negócio, onde o objetivo maior do planejamento estratégico é desenvolver estratégias que guiarão a organização a obter um melhor desempenho e conseqüentemente um melhor resultado em suas ações. Porém é comum no mundo corporativo deparar com empresas que iniciam seu negócio sem antes planejarem o caminho a seguir, sem saber aonde se quer chegar, os meios disponíveis para alcançar seus objetivos, as ameaças e as oportunidades advindas do mercado competitivo. Geralmente tem se a idéia, abre-se a empresa e espera-se o cliente entrar, visando somente o lucro, o que nesse caso torna-se comum também a falência e por vezes o fechamento da idéia de abrir se uma empresa. A fim de proporcionar um melhor entendimento da estratégia e de sua relevância como disciplina da Administração, o artigo, por meio de um enfoque teórico, procedeu a uma sistematização da sua origem, evolução e conceituação, bem como da Administração Estratégica e da Estratégia Corporativa, esta última vista como o nível mais abrangente os demais níveis da estratégia organizacional, considerando-se as condições da empresa (porte, setor, estrutura, entre outros). Inicialmente, fez-se um resgate da origem e da etimologia do vocábulo estratégia; após isso, discorreu-se sobre a evolução da Administração Estratégica, disciplina que caminha para uma constituição mais elaborada e independente, até mesmo da Administração. Foram abordados, então, os diferentes conceitos e níveis da estratégia, enfatizando-se o nível corporativo diante deste cenário busca-se neste trabalho realizar um estudo de caso a respeito do planejamento estratégico como ferramenta de gestão em uma empresa instalada na cidade de Porto Ferreira – SP atuante no ramo de produção e comercialização de produtos cerâmicos, onde abordaremos através de uma pesquisa de campo a ações pautadas pela empresa estudada através de ferramentas disponíveis pelo planejamento estratégico. Enfim o objetivo deste trabalho foi mostrar que a administração estratégica, pode evitar uma possível falência das microempresas, e colocá-las em situação de concorrência, nesse mercado cada vez mais competitivo.

Palavras chaves: Planejamento Estratégico, Visão, Benchmarking.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Gráfico do faturamento do e-commerce no Brasil 1

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Definição de ponto forte, ponto fraco, oportunidade e ameaça 1

Tabela 2: Benchmarking competitivo 4

LISTA DE ABREVIATURAS

TI Tecnologia da Informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com