TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo ... Pesquisa BuscaPé

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo ... Pesquisa BuscaPé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFRAN – SÃO CARLOS

Administração de Empresas

Portfólio de Empreendedorismo

Tatiana Gonsaga Mendes Amorim

Código: 1299014

Estudo de Caso – BUSCAPÉ: do Empreendedorismo à Inovação Aberta

a.) As principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.

A empresa BuscaPé, como qualquer outra empresa, teve problemas iniciais, a ideia de unir produtos e preços de lojistas concorrentes não foi bem vista pela maioria dos lojistas consultados, surgindo assim a ideia de trabalhar com produtos de lojas on-line, criaram a tecnologia Spider, que permitia a comparação de preços pela internet através de um armazenamento sistêmico de informações em sites de comércio eletrônico. Com a tecnologia totalmente funcional, lançaram oficialmente o site e agregaram um novo sócio, formado em Administração para ajudar a estruturar e formatar os aspectos administrativos da empresa.

Quando houve o “boom” da internet, o BuscaPé já estava estruturado para atender a gama de interessados, e as ofertas de investimento no projeto dos 04 sócios foram bruscas, e foi através da entrada do primeiro fundo investidor E-Plantform que apoiava o BuscaPé na captação de recursos, elaboração de plano de negócios, planos gerais e dúvidas legais/ administrativas, que os sócios puderam concentrar seus esforços, alavancando o espírito empreendedor em torno do projeto.

No ano de 2001 aconteceu o estouro da bolha, as bolsas de valores de todo o mundo foram abaladas e a maior parte das empresas de internet faliu, gerando quedas das ações de empresas afins., nesse momento os investidores cogitaram o fechamento da empresa, no entanto os sócios decidiram adiantar o ponto de equilíbrio da empresa na tentativa de estabiliza-la, pois a empresa já estava estruturada antes da bolha, foi aí que decidiram diversificar o negócio e, mesmo correndo o risco de perder o foco, decidiram apostar no mercado publicitário, através do modelo de clique, patrocínio de banners e espaços publicitários no site.

b.) A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.

Inicialmente, quando a empresa completou um ano, o investimento médio era de R$ 300,00 mensais. Após o “boom” da internet, quando surgiu um grande número de possíveis investidores, os sócios aceitaram a proposta de investimento feita pela Merril Lynch e pelo Unibanco no valor de US$ 3 milhões., porém esses investidores não possuíam tanto vinculo participativo ainda com o projeto. Foi então, que em 2005, com a saída dos investidores originais Merril Lynch e Unibanco, entrou um novo investidor, o Great Hill Parthners, que passou a acompanhar de perto as ações estratégicas da empresa, ter um contato mais direto através de reuniões mensais e possibilidades de auxílio à empresa., nesse momento houve um grande processo de profissionalização do BuscaPé, através da definição e separação do papel de sócio e de executivo.

c.) Sua expansão de mercado com a aquisição do Bondfaro e sua aquisição pela Naspers.

O interesse em adquirir o site Bondfaro surgiu como parte de estratégia de crescimento do site BuscaPé, pois o Bondfaro era seu principal concorrente no mercado brasileiro, mesmo possuindo um terço do tamanho do Buscapé, eles possuíam um modelo de negócio idêntico, no entanto eles não arriscavam nada, apenas desenvolviam o que o BuscaPé tinha feito e que tinha dado resultado, tornando o projeto mais rentável e com uma equipe menor. Após a aquisição do site Bondfaro, os dois sites continuaram existindo, no entanto o BuscaPé, unindo a carteira de clientes do site Bondfaro, possuía comparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com