TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregos Verdes

Casos: Empregos Verdes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Os empregos verdes estão se tornando uma realidade em diversos países e em vários setores da economia, já que constituem um elemento central no processo de criação e consolidação das empresas sustentáveis. No Brasil, igualmente, os empregos verdes estão ganhando importância.

Os empregos verdes, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são postos de trabalho socialmente adequados (o termo usado pelo órgão é “decentes”) em atividades econômicas que contribuem significativamente para melhorar e/ou conservar a qualidade ambiental.

Relacionam-se, portanto, com mudanças nos padrões dominantes de produção e consumo na direção de, pelo menos, um dos seguintes atributos: (1) maximização da eficiência energética e substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis; (2) valorização, racionalização do uso e preservação dos recursos naturais e dos ativos ambientais; (3) aumento da durabilidade e reparabilidade dos produtos e instrumentos de produção; (4) redução da geração, recuperação e reciclagem de resíduos e materiais de todos os tipos; (5) prevenção e controle de riscos ambientais e da poluição visual, sonora, do ar, da água e do solo; e (6) diminuição dos deslocamentos espaciais de pessoas e cargas.

Assim, os empregos verdes proporcionam às organizações ou empresas o exercício de suas atividades em condições que não impactem negativamente o meio ambiente. São empregos que proporcionam baixa emissão de gases poluentes, empregos que usam materiais e processos derivados da utilização de energias limpas, empregos que possam ser realizados com a utilização racional e econômica da água e, também, empregos exercidos de tal forma que a destinação dos resíduos sólidos garanta a qualidade ambiental. Desta forma, empregos verdes podem ser criados em qualquer setor ou empresa.

A transição para uma economia verde, segundo a OIT, tem promovido o aumento da oferta de emprego e, por consequência, um aumento na quantidade de empregos verdes. Assim, os “empregos verdes” prometem um triplo dividendo: empresas sustentáveis, redução da pobreza e uma recuperação econômica centrada no emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com