TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng Ambiental

Casos: Eng Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

restantes são ocupados pelas inclusões. O primeiro componente ocorre nas áreas de topografia mais suave, ao passo que o segundo é visto preferencialmente nas encostas mais declivosas do relevo ondulado.

2.2 – Inclusões – foram registradas as seguintes: Cambissolo não pedregoso e Podzólico Vermelho-Amarelo, textura argilosa.

2.3 – Aptidão e Uso das Terras – a área desta associação praticamente não é utilizada para agricultura, estando quase que inteiramente coberta por pastagem e floresta secundária. Isto devido a baixa fertilidade natural dos solos, à forte suscetibilidade à erosão, à grande concentração de pedras na superfície do terreno e a pequena espessura dos perfis, especialmente no domínio dos Solos Litólicos, o que limita, ou mesmo impede o uso de máquinas agrícolas e implementos agrícolas (classe 3p+4ep).

3. – Associação Solos Litólicos Álicos A húmico, textura argilosa, relevo forte ondulado (subsatrato efusivas da Formação Serra Geral) + Cambissolo Álico Tb A húmico, textura argilosa, relevo ondulado, ambos fase pedregosa campo subtropical + afloramentos rochosos – Ra9.

3.1. – Proporção e Arranjamento dos Solos – os solos que integram esta associação encontram-se numa proporção estimada de 35, 30 e 25% respectivamente, com 10% de inclusões. Enquanto o primeiro componente situa-se nas superfícies de relevo forte ondulado e nas inflexões acentuadas do relevo ondulado, o segundo componente ocupa as superfícies onduladas e o terceiro ocorre nas encostas mais declivosas do relevo forte ondulado.

3.2 – Inclusões – foram registradas as seguintes: Cambissolo Álico A húmico em relevo suave ondulado, Solos Orgânicos, Terra Bruna Estruturada Álica A proeminente e Solos Litólicos com A proeminente (substrato efusivas da Formação Serra Geral).

3.3 – Aptidão e Uso das Terras – Além das restrições impostas pelo relevo acidentado, pela presença de pedras e pela baixa reserva de nutrientes, o uso do primeiro componente está muito condicionado a espessura do perfil do solo e ao tipo de contato com a rocha subjacente (classe 4e). As modalidades que apresentam horizonte A mais espessa e com contato litóide são utilizadas principalmente com pastagens nativas e com fruticultura, embora possam ser aproveitadas com pastagem artificial (pastagem de inverno) ou com florestamento. Já a modalidade com horizonte A assente diretamente sobre a rocha pouco intemperizada (classe 5), é usada quase que exclusivamente com campo nativo. A fruticultura na região desta última modalidade não é recomendável. Já o segundo componente, por ser mais profundo e ocorrer em relevo mais favorável, é utilizado com fruticultura, com pecuária extensiva e com reflorestamento (classe 3pf).

Na região próxima a mineração de carvão do alto Mãe Luzia, os solos são classificados como Associação Cambissolo Álico Tb A moderado, textura argilosa, relevo suave ondulado + Solos Litólicos A moderado, textura média, relevo ondulado (substrato sedimentos pelíticos), ambos fase pedregosa floresta tropical/subtropical perenifólia – Ca25.

Além das áreas degradadas pela mineração onde o solo foi revolvido em mistura com rejeitos e estéreis de minas a céu aberto, que não possuem atualmente aproveitamento agro econômico, na região as poucas atividades agrícolas são de subsistência (batatinha, feijão e milho), predominando pastagens naturais e atividades de reflorestamento com eucalipto.

O trabalho de classificação de solo na região de Forquilha baseou-se no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Fez-se um estudo a campo para verificar o perfil do solo. Para isso aproveitaram-se trincheiras já abertas nos solos, fazendo um estudo minucioso de cada horizonte do perfil, onde recolheu-se material para análise química e física em laboratório. Com auxílio destas pode-se determinar a classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com