TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental Na Eng. Civil

Exames: Gestao Ambiental Na Eng. Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO DE MEIO AMBIENTE E GESTÃO AMBIENTAL

De acordo com a resolução CONAMA 306:2002:“Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”

A gestão ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

2

POLUIÇÃO COMO IMPÁCTO AMBIENTAL

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA n° 1, de 1986, em seu Artigo 1º, considera impacto ambiental como sendo:

Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I. A saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II. As atividades sociais e econômicas;

III. A biota;

IV. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V. A qualidade dos recursos ambientais.

Todo impacto ambiental tem uma ou mais causas e constitui-se no resultado das ações humanas sobre os aspectos ambientais.

A causa do impacto ambiental, muitas vezes, tem relação direta e indireta com a poluição ambiental. A definição de poluição ambiental é muito semelhante à definição de impacto ambiental, no entanto, um impacto ambiental pode ser negativo ou positivo, ou seja, ele pode tanto trazer prejuízos como benefícios.

3

POLUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A indústria da construção é uma das principais fontes de poluição, responsável por cerca de 4% das emissões de partículas e mais incidentes de poluição da água do que qualquer outra indústria. Além disso, são feitas milhares de reclamações de barulho a cada ano. Embora as atividades de construção também poluam o solo, as principais áreas de interesse para estudos são: a poluição do ar, água e ruído.

Poluição atmosférica

Atividades de construção que contribuem para a poluição do ar são: o desmatamento, a operação de motores a diesel, demolições e trabalhos com materiais tóxicos. Todos os locais de construção geram elevados níveis de pó (tipicamente de concreto, cimento, madeira, pedra, sílica), e podem atingir grandes distâncias ao longo de um longo período de tempo. A poeira de construção é classificada como PM10 – partículas inferior a 10 microns de diâmetro, completamente invisíveis a olho nu.

Pesquisas mostram que partículas com esse diâmetro penetram profundamente nos pulmões e causam uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias como asma, bronquite e até mesmo câncer. Outra importante fonte de PM10 em canteiros de obras vem dos escapamentos de motores a diesel de veículos e equipamentos pesados . São conhecidos como material particulado do diesel (DPM) que consiste em fuligem, sulfatos e silicatos, os quais facilmente se combinam com outras toxinas na atmosfera, aumentando os riscos de saúde através da inalação dessas partículas.O diesel também é responsável por emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

Outros focos de poluição atmosférica vem de vapores nocivos de óleos, colas, solventes, tintas, madeiras tratadas, plásticos, produtos de limpeza, entre outros produtos químicos perigosos que são amplamente utilizados na construção civil que também contribuem para a poluição do ar.

Poluição da Água

Fontes de poluição da água nos locais de construção incluem: diesel, óleo, tintas, solventes, produtos de limpeza e outros produtos químicos nocivos, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com