TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Trabalho Universitário: Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O estudo de tempos determina o intervalo que uma pessoa qualificada gasta para executar determinado trabalho. Mostra o que acontece realmente nos procedimentos, quanto à capacidade de produção, eficiência do balanceamento, pontos de ineficiência, desperdícios de tempos e afins. Ou seja, é o tempo padrão de execução de um trabalho específico.

No estudo dos Métodos a preocupação é com a eficiência, procurando encontrar o melhor método para a realização das tarefas com o objetivo de aperfeiçoar o ambiente de trabalho.

O estudo de Tempos e Métodos é o estudo dos postos de trabalho com os seguintes objetivos: Desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; Padronizar esse sistema e método; Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; Orientar o treinamento do trabalhador no método preferido. É simplesmente a análise dos melhores e mais adequados métodos de trabalho e padronização deste para o resto do setor produtivo.

Tempos Cronometrados

Definição: método mais empregado na indústria para medir o trabalho, objetivando medir a eficiência individual, essa metodologia continua sendo muito utilizada para que sejam estabelecidos padrões para a produção e para os custos industriais.

Na indústria atualmente a cronometragem é o método usado para medir a eficiência individual, do operador em seu ambiente de trabalho, estabelecendo assim padrões para a produção e para custos industriais, a cronometragem faz parte do estudo da Cronoanalise.

A Cronoanálise não é uma ferramenta apenas para se definir o tempo padrão, mas é também a ferramenta que define e documenta o processo, sendo um documento vivo que acompanha a evolução contínua do mesmo.

A Cronoanálise é indicada para melhorar a produtividade, entender detalhadamente o que ocorre no processo, a real capacidade de produção, eficiência do balanceamento, pontos de ineficiência, interações entre os postos de trabalho e desperdícios de tempos.

A finalidade da cronometragem é a determinação dos tempos através de

Levantamentos cronometremos. E a medida do esforço físico despendido através do qual se compara as performances de economia de movimentos introduzidos em um posto de trabalho.

O trabalho é a ação, portanto, projeta-se no tempo, assim como uma entidade física

projeta-se no espaço.

Através de cronometragem determina-se a quantidade de tempo necessária para se

executar uma operação, medindo o tempo de trabalho gasto em suas operadores

elementares.

Finalidades do Estudo de Tempos

As principais finalidades do estudo de tempos são:

• Padronizar os programas utilizados na produção

• Fornecimento de dados específicos para calcular os Custos Padrões

• Estimar o custo de um novo produto

• Fornecimento de dados que ajudam nos estudos de balanceamento de linhas de produção

Os termos estudo de tempos e estudo de movimentos receberam diversas interpretações desde sua origem. O estudo de tempos, introduzido por Taylor. foi usado principalmente na deter¬minação de tempos-padrão e o estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho.

Apesar de Taylor e Gilbreth terem desenvolvido o seu trabalho pioneiro na mesma época, parece que, naqueles primórdios, deu-se mais ênfase ao estudo de tempos e ao valor por peça do que ao estudo de movimentos. Foi só em 1930 que se iniciou um movimento geral para estudar o trabalho com o objetivo de descobrir métodos melhores e mais simples de se executar uma tarefa.

Metodologia e equipamentos para o estudo de Tempos.

Durante o estudo dos métodos de trabalho, o uso de fórmulas e técnicas apropriadas auxiliam na análise. Entre estas fórmulas, as mais importantes são as Folhas de

análise.”

Elas são utilizadas para acompanhar o andamento sequencial das unidades físicas, indicando as diferentes etapas no espaço e no tempo. Através delas se visualiza fotografando-os, descritivamente, permitindo, em seguida, examiná-las exaustivamente até a conclusão e proposição de métodos mais racionais.

A metodologia acompanha os seguintes passos:

- Escolher um dos processos dentre os vários existentes na empresa.

- Verificar os dados atuais estimados para comparação posterior ao estudo de tempos e métodos.

- Aplicar a metodologia de estudos de tempos e métodos em duas etapas:

1°- Cronometrar a fim de obter o tempo padrão e respectivos parâmetros reais.

2°- Aplicar a cronoanálise para observação das possíveis melhorias

- Comparar resultados e abordar respectivos impactos.

Divisão das operações em Elementos

Os elementos de uma operação são as partes em que a operação pode ser dividida. A finalidade dessa divisão é a verificação do método de trabalho e deve ser compatível com a obtenção de uma medida precisa.

Os elementos são: Elemento, Elemento constante, Elemento variável, Elemento cíclico, Elemento acíclico, Elemento estranho, Ciclo, Elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com