TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Artigos Científicos: Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

I ENGENHARIA ECONÔMICA

1.1 Introdução

Em nossas atividades, encontramos sempre várias alternativas para solucionar um problema, e devemos escolher a melhor, de acordo com um ou mais critérios. Um critério sempre presente é o econômico, em que temos de comparar as alternativas com base em valores monetários.

Alternativas são os vários cursos que uma ação pode tomar para alcançar objetivos. Entre os vários objetivos a serem alcançados existem os de benefícios tangíveis e intangíveis.

Benefícios tangíveis são aqueles que podem ser expressos em valores econômicos com relativa facilidade, visto seguirem um raciocínio simples e lógico em que todas as variáveis são determinadas com simplicidade.

Por exemplo, imaginemos a construção de uma edificação que constituirá um empreendimento imobiliário. De acordo com as técnicas a serem utilizadas, poderão surgir diferentes alternativas econômicas que ensejaram possibilidades de discussão com a finalidade de ser selecionada a alternativa mais conveniente.

Benefícios intangíveis são aqueles que não podem ser expressos em termos econômicos com relativa facilidade, visto suas determinações serem objetos de apreciações subjetivas que necessitam embasamentos bem estruturados para serem refutados.

Entre tais benefícios, poderíamos citar os de interesses sociais, políticos ou de segurança, considerados por ocasião dos exames de alternativas, que têm, por escopo, o objetivo desejado. Como exemplo, imaginemos o objetivo desejado de unir duas cidades com uma estrada, por motivos de segurança nacional e de desenvolvimento da região. Tais motivos constituem os benefícios intangíveis. Os eventuais exames cabíveis, nestes benefícios, são os resultados dos estudos que demonstram a eventual futura economia a ser obtida, após ser alcançado o objetivo almejado.

Em grande parte dos casos, um empreendimento se compõe de benefícios tangíveis e de benefícios intangíveis, os quais são todos analisados por ocasião do estudo de viabilidade de um empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com