TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Por:   •  15/5/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Qual o significado de contabilidade e contabilidade de custo.

Contabilidade:É a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, para que a contabilidade seja eficaz se faz necessário o registro de todos os dados que interferem na formação, movimentação e variação do patrimônio administrativo da empresa através da analise dos dados.

Contabilidade de custos: É a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Conceituar os gastos existentes nas empresas.

Custo fixo é soma de todos os fatores fixos de produção. Independente do nível de atividade da empresa, ou seja, produzindo-se ou vendendo-se em qualquer quantidade, os custos fixos existirão e serão os mesmos. Eles diferem dos custos variáveis que são aqueles que variam proporcionalmente às vendas realizadas ou nível de produção industrial.

É um termo polêmico, porque este custo ocorrerá mesmo que não haja produção. A partir dos custos fixos aliado à margem de contribuição como objetivo da empresa determina-se o ponto de equilíbrio contábil e econômico. Este último o empresário estabelece objetivos de retorno sobre o investimento.

São exemplos de custos fixos: Salários da Administração + Encargos sociais + Provisões férias /13º salário.

Pró labore

Avisos prévios / cestas básicas / vale transporte / convênios médicos / vale refeição / seguros

Aluguel / IPTU

Custo variável é a soma dos fatores variáveis de produção. Custos que mudam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.

São exemplos de custos variáveis: Matéria prima, insumos diretos, embalagens, comissão de vendas, impostos diretos de venda ( ICMS / SIMPLES / ISS / PIS / CONFINS / IPI / IRPI / CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ) fretes de vendas , mão de obra industrial .comissão de administradora de cartão de crédito, mão de obra terceirizada.

Custo administrativo

É o custo que, como o nome diz, se relaciona atividades administrativas como, por exemplo, alguns trabalhos de escritório, o custo administrativo para atender registros obrigatórios, pagamentos de tributos etc. É o custo ligado aos trabalhos de gerenciamento e rotinas necessárias para gerir algo.

O que é custeio?

Custeio são todos os gastos em uma empresa para geração do produto, bem ou serviço, são eles custo direto, custo indireto,impostos,mark up,despesas administrativas, despesas financeiras , baseado em tudo isso mais o lucro temos o custeio do produto.

PASSO 2

Elabore uma tabela contendo os principais elementos dos gastos, de acordo com o pesquisado no passo 1, focando agora em uma empresa do ramo de construção civil.

Utilize a tabela abaixo como exemplo.

Antes da realização da tabela devemos ter algumas noções sobre custos diretos e indiretos e despesa financeiras e despesas administrativas.

Despesas Financeiras: Consideram-se como aquelas que não pressionam o resultado primário ou aumentam o endividamento liquido do governo no exercício financeiro correspondente, uma vez criam para o ente da federação um direto junto ao setor privado interno e ou externo estas despesas correspondem principalmente à:

Pagamento de juros e amortização de dívidas;

Concessão de empréstimos financiamentos;

Aquisição de títulos de crédito;

Aquisição de títulos representativos de capital já integralizado.

Despesas administrativas: É gastos necessários para se administrar uma empresa.

Energia;

Aluguel;

Água;

Telefone;

Internet;

Combustível;

Manutenção de imóveis;

Passagens e etc..

Custos diretos

Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com