TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Trabalho Universitário: Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

8

Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil (NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado), ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado.

6

Quando decidimos fazer um investimento, na maior parte das vezes desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza de escolher a melhor opção. Pequenas empresas, por exemplo, poderão decidir entre abrir uma franquia ou manter o dinheiro aplicado em um fundo de investimento ou, ainda, entre comprar um balcão refrigerado de uma marca mais cara ou de outra mais barata.

Na comparação entre alternativas de investimento, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Analisaremos os três principais neste artigo: TIR (Taxa Interna de Retorno), payback (tempo de retorno) e VPL (Valor Presente Líquido)

10

JUROS EXATOS (Je)

São aqueles em que se usa o prazo “n” na quantidade exata de dias, observando a quantidade de dias que tem cada mês e, sendo a taxa expressa ao ano, utiliza-se o ano civil (365 dias) para estabelecer a homogeneidade entre a taxa e o tempo.

Obs: só usaremos os juros exatos quando expressamente mencionados.

JUROS SIMPLES PELA REGRA DOS BANQUEIROS (Jb)

É o cálculo em que, para estabelecer a homogeneidade , é usado o ano comercial, 360 dias, como nos juros ordinários, mas o tempo, número de dias, segue o princípio dos juros exatos, ou seja, segue o calendário do ano civil (com o número exato de dias de cada mês).

12

O que são as Taxas proporcionais ?

Duas taxas de juros serão proporcionais quando, expressas em unidades de tempo distintas, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um um mesmo período ou prazo, geram o mesmo montante (ou valor futuro), considerando o regime de capitalização simples.

Vejamos um exemplo: a taxa de 3% a.m. será proporcional à taxa de 36% a.a. (12×3%=36%).

Veja que proporcionalidade de taxas aplica-se somente aos juros simples (capitalização simples) com taxas de tempos diferentes e não aos juros compostos (capitalização composta).

o que são Taxas equivalentes ?

Já duas taxas de juros, quando expressas em unidades de tempo distintas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com