TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Exames: Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Economia

01. Cite e explique os principais objetivos da macroeconomia.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

02. Explique como a política fiscal interfere na economia de um pais.

A política fiscal deixou de ser eficaz na década de 1970, pois ela não poderia resolver a situação agora conhecida como estagflação, que é a coexistência de inflação elevada e também uma alta taxa de desemprego, causadas pela crise do petróleo em 1973.

03. O que é monopólio e qual a influencia dele na formação de preços ? Dê exemplo.

Monopólio designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.

04. Explique a relação entre política monetária e inflação. Dê um exemplo.

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. E a inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro.

Ocorrem num momento em que os mercados financeiros mostram crescente preocupação com a inflação e aumentam as apostas de que o Banco Central terá que elevar o juro básico ainda neste semestre. 60% do mercado financeiro aposta numa alta de 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 7,25% ao ano.

05. Como a oferta e demanda influenciam os preços de todos os ativos da economia. Dê um exemplo.

A oferta e demanda são usadas para explicar o comportamento dos mercados de concorrência perfeita, mas sua utilidade como modelo de referência é extensível a qualquer outro tipo de mercado. A oferta e demanda também pode ser generalizada para explicar a economia como um todo. Por exemplo a quantidade total produzida e o nível geral de preços (relacionado com a inflação) estudados pela macroeconomia.

06. Explique a relação da política cambial com as exportações e com as importações.

A descida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com