TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engrenagens helicoidais cilíndricas

Tese: Engrenagens helicoidais cilíndricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 – ENGRENAGENS

Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes.

 Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos

A figura 1 mostra o tipo mais comum de engrenagem, chamada de engrenagem Cilíndrica de dentes retos, em inglês “spur gear”. O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designara transmissão. Uma transmissão por engrenagens é composta de dois elementos ou mais. Quando duas engrenagens estão em contato, chamamos de pinhão a menor delas e de coroa a maior. A denominação não tem relação com o fato de que um elemento é o motor e outro é o movido, mas somente com as dimensões.

 Engrenagens Cilíndricas de Dentes Helicoidais

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados. Este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Por isso, as engrenagens helicoidais são usadas na maioria das transmissões de carros.

 Engrenagens Cônicas de Dentes Retos

Possuem a forma de tronco de cones. São utilizadas principalmente em aplicações que exigem eixos que se cruzam (concorrentes). Os dentes podem ser retos ou inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem

 Engrenagens cônicas de dentes curvos

Estas engrenagens são parecidas com as cônicas helicoidais, mas os eixos são deslocados de um determinado valor. Estas engrenagens aparecem a partir da década de 50, devido à necessidade de abaixar o centro de gravidade dos automóveis. São muito usadas atualmente em diferenciais de veículos

1.2- Perfil Envolvente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com