TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilibrio Quimico

Casos: Equilibrio Quimico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

O princípio necessário para exisitir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso.

Continuando com o exemplo da água:

Reação de ionização da água - Reação direta:

H2O à H+ + OH-

Reação inversa:

H+ + OH- à H2O

Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade, como em qualquer equação de reação química.

H2O = H+ + OH-

Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não.

Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. Chamamos de reação direta aquela que acontece no sentido da produção de produtos.(Lembre-se de que os produtos da reação de ionização da água são os íons H+ + OH-)

A outra reação, denominada reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes.

Ao analisarmos a cinética do equilíbrio químico, podemos verificar a igualdade entre a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa. Ao mesmo tempo que 1 mol da espécie H2O é consumido na produção de H+ + OH- pela reação direta , 1 mol da mesma espécie H2O é produzido pela reação inversa. Com isso a concentração de H2O permanece constante.

Uma outra espécie que pode servir como exemplo é o cloreto de prata (AgCl).

AgCl(s) = Ag+ + Cl-

Em uma solução de AgCl temos as duas reações ocorrendo ao mesmo tempo , uma produzindo íons Ag+ + Cl- e outra inversa produzindo o sal AgCl(s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com