TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Equilibrio Quimico

Artigos Científicos: Relatorio Equilibrio Quimico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  3.404 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, consequentemente, as concentrações de todas as substancias participantes permanecem constantes.

As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível.

Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converterem à forma inicial, elas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla:

Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma reação reversível através da equação:

H2O (l) H2O (v)

As moléculas de água no estado líquido passam para o estado de vapor continuamente, e ao mesmo tempo a água evaporada retorna para o estado inicial (líquido). Quando a velocidade de vaporização se iguala à de condensação, o sistema entra em equilíbrio.

A quantidade de espécies participantes não precisa ser igual em uma reação para esta atingir o equilíbrio, basta que se mantenham constantes. Assim sendo, não importa a quantidade de água líquida e vapor, o importante é que o recipiente se mantenha fechado para que as moléculas não escapem para o meio externo.

O Equilíbrio químico em uma reação surge desta propriedade, a de manter os reagentes numa constante transformação.

Quando as velocidades das reações tornam-se iguais, e a pressão permanece constante, dizemos que o estado atingiu o equilíbrio. Esse fenômeno é conhecido como Estado de Equilíbrio, o que não indica que a reação parou. Quando isso ocorre, pode-se calcular uma constante de equilíbrio representada pela letra K. Essa constante é diferente para cada reação. Para uma reação geral:

aA + bB¬¬ ↔cC + dD,

A expressão da constante de equilíbrio é dada por:

K= [C]ᶜ [D]ᵈ ,

[A]ᵅ [B]ᵇ

(Para concentrações no equilíbrio)

As concentrações dos produtos da reação, elevadas às potências iguais aos seus coeficientes estequiométricos, aparecem no numerador, e as concentrações dos reagentes, elevadas aos seus valores apropriados, aparecem no denominador.

Objetivo

O objetivo deste experimento foi acompanhar os sistemas em equilíbrio químico, bem como verificar experimentalmente e reconhecer os fatores que influenciam o equilíbrio químico segundo o princípio de Le Châtelier.

Conclusão

Na prática relatada por este trabalho, puderam-se analisar experimentalmente sistemas em equilíbrio químico, verificando-se alterações nos fatores temperatura e concentração, os quais ocasionam o deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com