TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamento elétrico

Tese: Equipamento elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

tapa 1

Passo1

Indústrias de processamento que em qualquer de suas etapas apresentem produtos na forma de pó são indústrias que representam um alto grau de risco no que se refere a incêndio e explosão. Isso é justificado porque materiais pulverulentos podem formar atmosfera explosiva quando encontram as condições ideais. Atividades industriais como beneficiamento de produtos agrícolas, fabricação de rações animais, beneficiamento de madeira, alimentícia, metalúrgica, entre outras podem ser incluídas na afirmação anterior. No Brasil, esses ramos de atividades são encontrados em larga escala e representam uma parcela significativa da economia do país. Porém, é importante destacar que, pouco se conhece e é divulgado com relação ao alto potencial de risco dessas indústrias e que acidentes já ocorreram inclusive com vítimas fatais. Esse artigo tem como objetivo difundir o tema explosões em pó, descrevendo os principais aspectos desses eventos, contribuindo para o entendimento da possibilidade de ocorrência de incêndios e explosões decorrentes de atmosferas originadas por poeiras combustíveis.

Substâncias inflamáveis na forma de líquidos, vapores, gases ou partículas sólidas (poeiras e fibras) ao se combinarem com o oxigênio do ar podem formar uma mistura explosiva.

produção, processamento, transporte ou armazenamento dessas substâncias

Essa atmosfera ou mistura explosiva pode ser gerada durante a

A presença de equipamentos elétricos em áreas com atmosferas explosivas constituem uma das principais fontes de ignição dessas atmosferas quer pelo centelhamento normal proveniente da abertura e fechamento dos circuitos, quer pela temperatura elevada atingida durante a operação normal ou em condições de falha.

Além disso, execução de serviços que utilizem chama aberta como o de soldagem e os que produzem centelhas de origem mecânica, como esmerilhamento e jateamento abrasivo, quando realizados próximos de ambientes que possam formar essas atmosferas explosivas, também poderão atuar como fontes de ignição.

Muitas pessoas desconhecem que alguns pós possuem características explosivas, o que os tornam ainda mais perigosos que substâncias líquidas ou gasosas mais conhecidas da população em geral como é o caso da gasolina, do álcool, do gás de cozinha e do gás veicular.

Isto decorre do fato de eventos envolvendo explosões em pó possuírem baixa freqüência de ocorrência, da falta de divulgação dos mesmos e da falta de literatura específica, em língua portuguesa, sobre o tema.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Equipamentos elétricos e outros meios que possam representar fontes de ignição, quando instalados em áreas onde existem produtos inflamáveis sendo manuseados, processados ou armazenados necessitam de cuidados especiais que garantam a preservação da vida humana, do meio ambiente e do patrimônio.

Essas fontes de ignição em potencial podem ser divididas em fontes gerais e fontes específicas.

Fontes de ignição gerais tais como chama aberta, equipamento de solda, etc. podem ser controladas numa área de risco. Seu uso está geralmente sujeito a regulamentos e procedimentos de segurança. Entretanto, algumas fontes de ignição estão presentes em função da própria operação da planta, por exemplo, cargas eletrostáticas durante transferência de pós e líquidos, ou ignição por fricção durante moagem. Os equipamentos elétricos estão em algum lugar entre as duas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com