TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos Utilizados na Marcenaria

Resenha: Equipamentos Utilizados na Marcenaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

Densenvolvimento

Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado.

O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área.

A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão.

Pode-se dizer que a diferença entre o carpinteiro e o marceneiro está no processo de trabalhar a madeira. O primeiro beneficia a madeira, cortando-a e lavrando-a em peças que serão utilizadas principalmente nas coberturas, soalhos e forros. Sua jornada de trabalho realiza-se num canteiro de obras ou serviços. O marceneiro passa a maior parte de seu tempo numa bancada, cortando, encaixando e entalhando peças e objetos. Seu trabalho é mais delicado e, normalmente, requer muita paciência.

Equipamentos Utilizados na Marcenaria

Na marcenaria, são necessários materiais adequados para a construção das obras.

São eles:

Martelo

O martelo de carpintaria vem em duas formas básicas: O martelo de enquadramento e o de acabamento. O martelo de enquadramento pesa de 450 a 500 gramas e é mais comprido que o de acabamento. É usado primeiramente para fazer estruturas, e é ótimo para pregar pregos grandes. O martelo de acabamento pesa 450 gramas ou menos e é usado em trabalhos delicados como construção de caixas ou retoques

O esquadro

O esquadro é necessário para fazer cantos de 90 graus, para fazer degraus e colocar vigas em seu telhado. O esquadro mede 60 centímetros de um lado do ângulo de 90 graus e 40 do outro. É geralmente feito de alumínio ou aço, porém o de alumínio é muito mais leve e fácil de usar. Ele é marcado em centímetros e frações para facilitar o uso.

Fita métrica

A fita métrica é usada para transferir medidas. A fita métrica é absolutamente essencial para qualquer trabalho de carpintaria. Sem ela, você não pode começar. Ela te permite fazer e transferir medidas de uma área para a próxima. A fita métrica vem em uma variedade de comprimentos.. Para ter facilidade em trabalhos maiores, use uma fita de mais de 6 metros.

Serra circular

Serra circular para o corte da madeira

A serra circular permite que você corte a madeira do seu projeto. A maioria das serras circulares vem com uma lâmina de 18 centímetros, e podem ser usadas para abrir ou cortar através de qualquer item de madeira. A serra elétrica deve ter voltagem 110v para operar. Entretanto, deve haver muita precaução para operar a ferramenta.

Desempenadeira

A desempenadeira, desempoladeira ou ainda desemboladeira é o instrumento de construção formado por uma chapa metálica ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com