TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escassez do Rio São Francisco

Por:   •  5/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

   

Escassez de água no Rio São Francisco

Palavras Chave: Transposição das águas, Impactos sociais, Seca, Rio São Francisco

 Introdução

Este projeto tem por finalidade apresentar o estudo realizado sobre o Rio São Francisco e sua depreciação ao longo dos anos. A escassez de água e os impactos ambientais causados por intervenção humana e ausência de preservação, prejudicam a vida de todos os seres dependentes deste Rio.

O Rio São Francisco, mais conhecido por “Velho Chico”, nascente na Serra da Canastra (Minas Gerais), com extensão de 2800 KM que atravessam os estados de  Minas GeraisBahiaPernambucoSergipe e Alagoas. Possui grande
importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação, plantações e pesca. Em função desta relevância, o governo federal lança um projeto que pretende fazer a transposição das
águas do rio para que possam atingir as regiões que mais sofrem com a seca.

Além de ser um problema climático, a seca gera dificuldades para quem habita a região. Com a escassez de água, o desenvolvimento da agricultura dificulta a criação de animais, provocando a falta de recursos econômicos, gerando um grande impacto social com fome e miséria. A figura 1 retrata o mapa com uma visão geral da bacia do Rio São Francisco

 


[pic 1]

Figura 1. Localização do Rio São Francisco

Fonte: DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

Problema e Objetivos

O objetivo geral da pesquisa é apontar os motivos da escassez de água do Rio São Francisco, incluindo como objetivos específicos estudar as causas principais de degradação, mostrando os locais associados ao longo do rio.

Metodologia [pic 2]

A pesquisa que será realizada neste projeto pode ser classificada como uma pesquisa descritiva, através de abordagens indiretas, ou seja, através de referências bibliográficas. Isto porque os dados disponíveis são de pesquisas e artigos científicos retirados da internet e de livros que abordam tema relacionado a este projeto. Quanto à metodologia o trabalho realizado foi feita a opção pelo método dedutivo e histórico. Esta opção se justifica porque o método escolhido permite analisar e buscar propostas dos dados fornecidos pelas referências disponíveis. Enquanto procedimento, este trabalho será realizado por meio de observação indireta. O material coletado, como, as respectivas análises realizadas serão documentadas em relatório no projeto estudado que se deseja construir.

Resultados esperados

Dentro da avaliação e com base nas pesquisas, espera-se identificar os fatos que estão influenciando na escassez de água do Rio São Francisco. Bem como, as consequências devido a escassez de água , tais como :  desequilíbrio e impacto nas áreas ambientais, econômicos e  sociais. A figura 2 retrata uma das consequências que a pesca e a navegação tem sofrido com a queda do nível de água no rio São Francisco.
Propondo medidas de prevenção, pensando em como melhorar diretamente na qualidade da água e evitar a escassez, listamos cincos fatores que pode ser eficaz. São eles: ocupação do solo, coleta de esgoto, preservação das matas ciliares, destinação do lixo e trabalhos de conscientização para evitar o desperdício de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (265.8 Kb)   docx (746.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com