TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espasticidade

Ensaios: Espasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Análise da espasticidade de membro inferiores em pacientes com traumatismo raquiomedular, submetidos a relaxamento aquático.

O Traumatismo Raquiomedular, é uma grave síndrome que gera limitações motoras que vão desde uma simples dificuldade até a dependência total para a realização de suas atividades de vida diária. A espasticidade, é uma das complicações decorrentes do TRM, que pode levar a incapacidade funcional, pois dificulta a realização dos movimentos . Ao utilizar técnicas de relaxamento aquático como a do Watsu, junto com a colaboração das propriedades físicas da água, pode-se promover a redução do tônus muscular, ganho de ADM e, consequentemente, uma melhor qualidade de execução das AVD´s.

Uma das doenças que levam á desordem do controle neurológico é o TRM, o qual é decorrente de uma lesão causada mais comumente por acidentes automobilísticos, quedas de altura, acidente por mergulho, agressões e ferimentos por arma branca ou arma de fogo, resultando em danos á medula espinhal.

O TRM resulta em paraplegia ou tetraplegia, estes indivíduos apresentam limitações motoras variando desde uma simples dificuldade até a dependência total para as suas AVD`s, como vestir-se, tomar banho, alimentar-se, andar, dentre outras. Essas limitações ocasionam um impacto significativo ao indivíduo, tendo como consequência isolamento social, baixa autoestima, depressão e deterioração física, sendo que esses fatores irão refletir diretamente na qualidade de vida do paciente.

A flutuação na água facilita a resistência constante á gravidade que agrava a espasticidade. O Watsu, ou Water Shiatsu, é uma técnica de relaxamento aquático, tem como objetivos principais promover o relaxamento muscular e o ganho de ADM. O alongamento passivo, as rotações de tronco, a mobilização articular e o deslocamento do Watsu, associados á respiração, promovem um relaxamento profundo do paciente. Devido ao seu efeito relaxante, acredita-se que o Watsu, associado ás propriedades físicas da água aquecida, irá proporcionar uma redução da espasticidade e aumento da ADM.

O método aplicado neste estudo constitui-se pela técnica de Watsu, ou seja, no Shiatsu realizado em ambiente aquático aquecido, conforme o qual seguiu a sequência de movimentos: ambientação, iniciando na parede, dança da respiração, inclinação lateral do tronco, extensão da coluna, extensão torácica, sanfona, sanfona rotatória, liberação da perna proximal, liberação da perna distal, rede, abraçar da cabeça, alga marinha e cela aberta. Após se completar a sequência de passos da técnica com um hemicorpo, toda a sequência é novamente realizada no outro hemicorpo.

Os objetivos clínicos buscados no tratamento de reabilitação do TRM consistem em alcançar o nível máximo de independência nas AVD´s realizadas pelo paciente. Visto que as AVD´s e a dependência para realizá-las levam a uma baixa autoestima e depressão, gerando transtornos psicológicos, sociais e financeiros. Durante o exercício na água aquecida ocorrem algumas modificações fisiológicas no corpo, no qual, somados com outros fatores irão levar a um relaxamento muscular geral. Estas alterações fisiológicas são: aumento da FC e da FR, aumento da circulação periférica o que leva a um maior suprimento sanguíneo para o músculo, consequentemente, aumentando o metabolismo muscular e a taxa metabólica, elevando a quantidade de sangue de retorno ao coração, o que diminui a PA, além da redução da sensibilidade dos terminais nervosos.

Quando são efetuados exercícios de relaxamento em indivíduos espásticos, torna-se, na medida do possível mais fácil a contração ativa dos músculos antagonistas. O relaxamento não elimina as espasticidade, mas sim reduz a sua ação possibilitando o fortalecimento dos músculos antagonistas e facilitando a mobilização passiva.

Portanto, a técnica de Watsu pode proporciona uma redução significativa da espasticidade levando a uma maior liberdade de movimentos, facilitando a realização de alongamentos, proporcionando a obtenção de maiores graus de amplitude de movimento e, consequentemente, melhora nas atividades de vida diária.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »