TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA DO MECANISMO DA DESCARGA DE PESO FRENTE À ESPASTICIDADE DE PACIENTES NEUROLÓGICOS.

Por:   •  23/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOLOGIA DO MECANISMO DA DESCARGA DE PESO FRENTE À ESPASTICIDADE DE PACIENTES NEUROLÓGICOS.

A contração de um músculo esquelético (ou o estiramento) resulta em tensão que estimula o órgão tendinoso de Golgi (OTG) no tendão conectado ao músculo esquelético. O OTG é um proprioceptor sensível à tensão, localizado na junção entre a fibra muscular e as fibras colágenas que compõe o tendão. Essa tensão é detectada principalmente durante a contração muscular, mas também em menor intensidade quando o tendão é estirado.

O OTG é sensível à tensão causada tanto pelo alongamento passivo quanto pela contração muscular. Tem um limiar muito baixo após uma contração muscular, ou seja, dispara facilmente, já para o alongamento passivo este apresenta um limiar alto. Quando se desenvolve uma tensão excessiva em um músculo, como no alongamento estático por exemplo, o OTG desencadeia seu mecanismo de defesa, inibindo a ação do moto neurônio alfa e diminuindo a tensão no músculo.

De maneira geral, a estimulação do órgão tendinoso de Golgi resulta na transmissão de impulsos para a medula espinal por parte de neurônios aferentes. Na medula espinal, o neurônio aferente faz sinapse com um neurônio de associação inibitório e com um neurônio motor excitatório. Por sua vez, o neurônio de associação inibitório faz sinapse com o neurônio motor que inerva o músculo fixado ao tendão e os impulsos inibitórios dão origem ao relaxamento do músculo sempre que há tensão no músculo, seja por contração ou por alongamento mantido.

A descarga de peso, por sua vez, consiste na manutenção estática de um ou mais segmentos corporais em cadeia cinética fechada, mantendo as estruturas musculares em constante estiramento e sob uma pressão exercida pelas estruturas adjacentes do corpo. A manutenção deste posicionamento favorece o mecanismo de defesa do OTG, que irá perceber a tensão muscular durante o estiramento mantido e irá inibir a ação do moto neurônio alfa, diminuindo o estado de tensão da musculatura.

A espasticidade (hipertonia elástica),frequentemente encontrada em pacientes que sofreram lesões no sistema nervoso central, parece estar relacionada com a perda da influência inibitória de centros superiores sobre os neurônios motores alfa e gama. A hiperatividade gama provoca contração da extremidade da fibra intrafusal. O aumento da tensão das fibras intrafusais leva à hipersensibilidade dos receptores anuloespirais, facilitando a deflagração do reflexo de estiramento e, por conseguinte, facilitando a contração das fibras extrafusais. A perda do sinal inibitório sobre os neurônios motores alfa facilita a transmissão das fibras sensoriais Ia para esses neurônios motores, facilitando a resposta reflexa miotática perante um estiramento muscular.

Devido isso, a descarga de peso tornou-se uma conduta terapêutica importantíssima para a regulação tônica destes pacientes, haja vista que a postura mantida gera o alongamento e o mesmo estimula o mecanismo de defesa do OTG descrito acima, que por conseguinte desencadeia o relaxamento muscular.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • PHITON, Cury. Fisiologia do exercício. 1° edição. Ed Guanabara Koogan, 2013. Pág. 68
  • TEIXEIRA, L.F., OLNEY, S.J., BRAUWER, B. Mecanismos e medidas de espasticidade. Rev. Fisioter. Univ. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 4-19, jan. / jun., 1998.
  • TANEDA M, Pompeu JE. Fisiologia e importância do órgão tendinoso de Golgi no controle motor normal. Rev. Neurociências 2006; 14(1):037-042.
  • KOPCZYNSKI, Marcos C. Fisioterapia em Neurologia. Editora Manole, 2012.
  • PLOWMAN, Sharon; SMITH, Denise. Fisiologia do Exercício - Para Saúde, Aptidão e Desempenho, 2ª edição pág. 546

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com