TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estacas Strauss

Artigos Científicos: Estacas Strauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 3

Fundações Conceitos

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura da edificação para o solo. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo precisa ter resistência adequada para não sofrer ruptura e não apresentar deformações. Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a construção, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Primeiramente analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação, em ordem crescente de complexidade e custos. Fundações bem projetadas correspondem por volta de 10% do custo total do prédio; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para a situação ideal.

Nesta etapa, a sonda é substituída pelo soquete.

É lançado concreto no tubo em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 5,00 metros. Sem puxar a tubulação, apiloa-se o concreto formando uma espécie de bulbo.

Para a execução do fuste, o concreto é lançado dentro da tubulação e, à medida que é apiloado, esta vai sendo retirada com o emprego do guincho. Esta operação é realizada simultaneamente, para se evitar secção da estaca, que pode ocorrer caso a tubulação seja puxada e o concreto não seja apiloado.

Para a garantia da continuidade do fuste, deve ser mantida, dentro da tubulação durante o apiloamento, uma coluna de concreto suficiente para que o mesmo ocupe todo o espaço perfurado e eventuais vazios no subsolo. Desta forma, o pilão não tem possibilidade de entrar em contato com o solo da parede da estaca e provocar desbarrancamento e mistura de solo com concreto, o que pode comprometer a resistência da estaca.

A concretagem para estaca strauss é feita até um pouco acima da cota de arrasamento da estaca, deixando-se um excesso para o corte da cabeça da estaca.

Concreto utilizado deve consumir, no mínimo, 320 quilos de cimento por metro cúbico. É importante frisar que a coluna de concreto plástico dentro das tubulações, por seu próprio peso, já tende a preencher a escavação e contrabalançar a pressão do lençol freático, se existente.

CARACTERÍSTICA DA ESTACA

Diâmetro da Estaca Acabada (cm) Carga Admissível (kN) Distância mínima entre eixos (cm) Distância mínima do eixo à parede vizinha (cm) Consumo de materiais da estaca por metro

Areia (l/m) Pedra I (l/m) PCimento (saco 50 kg/m)

25 200 75 15 35 60 0,35

32 300 90 20 50 90 0,50

38 400 110 25 70 130 0,70

45 600 130 30 105 200 1,05

Estaca Escavada Mecanicamente

Utiliza equipamento montado sobre uma esteira e com funcionamento hidráulico possibilitando grande versatilidade e perfuração em solo muito rijo.

Uma vez instalado e nivelado, o equipamento inicia a perfuração e, a cada 2 metros, faz a retirada da haste para a remoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com