TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Casos: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 10

Situada a rua Abilio dutra nº 4000 em um bairro central da cidade, a escola EMEI ALBERTO FERREIRA LOPES, instituição pública municipal, atende no momento 86 alunos, filhos comerciantes, comerciários, agricultores, funcionários públicos etc.

O desejo da Escola: EMEI ALBERTO FERREIRA LOPES é transformar a prática educativa. O meio ao qual se utiliza no momento é o PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, pois se trata de um planejamento participativo que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, é um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança de realidade, um elemento de organização das atividades da instituição no processo de transformação.

O PPP da escola está de acordo com as normas da LDB, seguindo suas diretrizes e bases para a educação, garantindo aos alunos o direito de usufruir dos conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Sendo o PPP o documento norteador do trabalho da escola levando em consideração a sua realidade à demanda em que atende. O PPP articula a ação, a caminhada, a construção coletiva de conhecimentos, é uma tentativa, da educação em resgatar o sentido humano, cientifico e libertador do planejamento.

O Projeto Político Pedagógico tem como característica abranger todos os aspectos da realidade escolar, flexível e aberto; democrático porque é elaborado de forma participativa e aprovada a consensos.

Segundo a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, a Educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada á colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

Igualdade de condições para o acesso a permanência na Escola;

Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte;

Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

Respeito á liberdade e apreço a tolerância;

Gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais;

Garantia de padrão de qualidade;

Valorização de experiência extraclasse;

Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas escolares;

Gestão democrática do ensino público;

É direito dos pais e responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educativas.

Compete ao poder público, instituir e manter, em nível do municio, o recenseamento de todas as crianças em idade escolar, fazendo-lhes chamadas e promover em articulação com os pais ou responsáveis o encaminhamento e frequência á escola pela continuidade até a conclusão, o que se constituirá em objetivo básico da nossa comunidade.

A participação dos pais na escola, na busca de soluções adequadas para problemas relecionados ao ensino e educação no contexto cultural.

Que o aluno tenha uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;

Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;

Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivencias;

Brincar;

Adotar hábitos de cuidados hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene;

De acordo com as LEIS DE DIRETIZES E BASES, PCN, valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;

Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;

Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem, inclusive, resgatando brincadeiras antigas.

Missão da escola

Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares, oferecer um ensino de qualidade para os alunos contribuindo para que possam agir construtivamente na transformação do seu meio.

Acolher e respeitar o aluno na sua forma de se expressar sendo capaz de interagir de maneira a ajuda-lo a crescer na consciência, caráter e cidadania.

Garantir tratamento apropriado que visem um desenvolvimento amplo, harmônico e equilibrado dos alunos tendo vista sua vinculação á função social da escola.

Resignificar o conhecimento como herança cultural necessária para inserção do aluno na convivência social no mundo moderno.

2. Verificar se proposta possui clareza conceitual, conceitual, coerência entre diagnostico, objetivos e ações.

A proposta da escola é clara, assumindo a Educação escolar como sistemático e intencional processo de interação com a realidade, através do relacionamento humano baseado no trabalho como conhecimento na organização da coletividade, cuja finalidade é colaborar na formação do educando na sua totalidade, consciência, caráter, cidadania, que lhe possibilite compreender, usufruir e transformar a realidade.

Um dos principais objetivos da escola é formar crianças para o amor e o conhecimento, tomando para si a vontade e a necessidade de aprender, querer aprender, desejar aprender enfim, compromisso afetivo.

3. Verificar se há viabilidade de execução da proposta

A proposta se torna viável em sua execução porque está dentro das necessidades da escola, de acordo com o planejado vai se fazendo acontecer, alcançando os objetos almejados, propósitos e ações necessárias ao ensino-aprendizagem.

4. Organização de horários, turnos, distribuição de séries e turmas.

A instituição organiza o tempo e o espaço de acordo com o numero de salas por turno, dando prioridade aos alunos que dependem de transporte escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com