TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Ensaios: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  5.926 Palavras (24 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

JOANA RODRIGUES DA SILA MARTINS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Educação Infantil

RELATÓRIO FINAL

MURIAÉ

2013

JOANA RODRIGUES DA SILA MARTINS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

MURIAÉ

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 04

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05

3.2 A ROTINA................. 06

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Este relatório traz em sua composição a descrição de observações e experiências vivenciadas pelo acadêmico, indo além da sala de aula, analisando as diversas formas de relações entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo.

Sabe-se que a Educação Infantil vem passando por um longo e permanente processo de transformação no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos. Especialistas, educadores e pesquisadores reconhecem a importância do desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida e encaram a vivência escolar como parte essencial .A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) defina a Educação Infantil hoje,como "primeira etapa da educação básica" (artigo 29), e nela se estabelece a base para a compreensão da educação da criança.

As primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa ,quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação,solidariedade, responsabilidade. As ciências que se debruçaram sobre a criança nas ultimas décadas, investigam como se processa o seu desenvolvimento, coincidem em afirmar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento e aprendizagem posteriores.

A Escola Educandário Batista de Muriaé se propõe a realizar um trabalho de educação não apenas de instrução, mas de humanização da criança até que ela venha a adquirir sua própria expressividade, através de estímulos sensoriais e de vivências sociais. Desta forma, a criança terá uma formação ética e sólida de comunidade para exercer sua futura cidadania numa sociedade globalizada.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O estágio foi realizado na parte vespertina das 13:05 até as 17:05 na Educação infantil com a carga horária de quatro horas, no primeiro dia fui recebido pela equipe pedagógica da escola o qual entreguei as documentações , nos respectivos dias observei a instituição conversei com funcionários , a diretora e a secretária da escola , escolhi a turma o qual irei fazer o meu estágio , me apresentei para a professora que me recebeu muito atenciosa e dedicada a me ajudar. Fiz o meu planejamento de intervenção para a turma escolhida( 2º período) com auxilio da professora Quênia, em seguida entreguei-a proposta para possíveis correção ou alteraçãoes.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia contribui muito para a formação de professores que irão atuar na Educação Infantil, através da observação e da intervenção, temos o contato direto com crianças, professores, pedagogos, pais, enfim, com toda a realidade de um Centro de Educação Infantil ,além de compartilhar experiências com os colegas de estágio, adquirindo assim conhecimento sobre a identidade e a função do educador. Percebi também que a prática e a teoria são indissociável , tudo o que vivenciei foi de uma grande importância para minha formação , poder conhecer um espaço de educação infantil sua especificidade do fazer docente no trabalho com crianças pequenas em adquirir mais informações ,conhecimentos ,sanar dúvidas ver a importãncia do planejamento, mais que as vezes o improvisso é necessario e que em todo o trabalho docente o professional precisa de embasamento teórico, embasamento este, que direciona a prática docente o desenvolvimento e enriquecimento do estagiário, aperfeiçoando-o para o crescimento pessoal, profissional e cultural.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com