TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Artigo: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.174 Palavras (21 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GEOGRAFIA 4º SEMESTRE

MARIA HELENA RAMOS DE FREITAS

RELATORIO DE ESTÁGIO

Espinosa

2014

MARIA HELENA RAMOS DE FREITAS

RELATORIO DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado ao Curso Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Estágio Curricular obrigatorio

Tutor de Sala: : Andreia da Silva Meira

Tutora Eletrônica:

Espinosa

2014

TEXTO ESTUDO DE ARTIGO

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO INTERMEDIADORA

ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR

De acordo com o texto o conhecimento e uma é uma necessidade histórica do homem no processo de domínio transformação da natureza para garantir sua reprodução social. No entanto as novas gerações se apropriam dos conhecimentos, habilidade, valores, hábitos das gerações anteriores através da atividade educativa. Essa gama de conhecimentos é determinada pelo contexto histórico vigente. Um dos conhecimentos que a atual forma de sociabilidade compreende como necessário as novas gerações é o saber sistematizado produzido da atividade científica: o conhecimento científico. Este é disponibilizado as novas gerações na forma de conhecimento escolar.

O conhecimento representa uma necessidade histórica do homem no processo de domínio e transformação da natureza visando garantir sua reprodução social. Conforme a célebre frase de Bacon (1561-1626), que afirma que “saber é poder”, o conhecimento, desde sua produção e transmissão as novas gerações, sofre decorrências, transformações e adequações para que possa ser transmitido e pelos educadores e apropriado pelos educando.

O conhecimento científico é organizado na forma de conteúdos escolares, didaticamente elaborados para permitir sua transmissão por parte do professor e uma possível assimilação por parte do aluno. Os conteúdos são um conjunto de saberes que o contexto social vigente compreende como necessário a serem transmitidas às novas gerações. Neste artigo, portanto, visamos discutir como ocorre a passagem do conhecimento científico para o conhecimento escolar, fenômeno aqui denominado transposição didática (CHEVALLARD, 1991; CHEVALLARD; JOHSUA, 1982).

Antes de entrarmos diretamente no conceito e etapas da transposição didática, se faz necessário expormos o que compreendemos como sendo a atividade educativa. Partindo do pressuposto de que o ser humano se funda no trabalho e que, para tal, é necessário ter conhecimento a respeito das múltiplas determinações que regem tanto o ser natural como o ser social. Por mais que efeitos transformadores do homem sobre a natureza tenham evoluído nos últimos séculos,isso se dá de maneira indissociável com as causalidades do real, naturais ou sociais. A busca dos meios corretos para determinada finalidade exige o conhecimento destas causalidades.

A educação é uma necessidade histórica do ser humano na sua formação como tal. Consideramos uma educação efetiva aquela em que os alunos se apropriam do mais alto conhecimento científico já desenvolvido pelas ciências. Um conhecimento onde o aluno possa compreender o verdadeiro “arcabouço conceitual” e não simplesmente conceitos que visam aplicação imediata. Uma educação que supere pragmatismo em busca de um real entendimento dos fenômenos que regem a natureza.

Um conhecimento que lhes permita compreender as condições reais que os cercam de modo a possibilitá-los a interferir e modificar a estrutura social vigente, garantindo assim a produção e reprodução da vida. Bohr (1995, p. 85) nos mostra que “o aspecto principal a reconhecer é que todo o conhecimento se apresenta dentro de um arcabouço conceitual adaptado para explicar a experiência prévia, e que qualquer referencial desse tipo pode revelar-se estreito demais para abranger novas experiências”

Trata-se de um conhecimento apurado, advindo de uma atividade criteriosa, que segue um método de investigação onde, através da observação da experiência, coletam- se dados a fim de se montar uma hipótese para explicar um fenômeno. Na seqüência, realiza-se o teste experimental da hipótese, ou seja, a experiência, onde vários testes são realizados com o objetivo de se reproduzir artificialmente o fenômeno natural e testar a hipótese através da comparação dos resultados obtidos nos experimentos científicos.

O saber científico foi desenvolvido e publicado pela atividade científica, ao longo de muitos anos por muitos personagens. Passou pela crítica, reformulações ,aceitações e legitimação de outros cientistas. Pinho Alves (2000b, p. 21), buscando compreender como se processa a transposição didática, nos demonstra que o conhecimento escolar é entendido com um novo conhecimento.

No ambiente escolar, o ensino do saber sábio se apresenta no formato do que se denomina de conteúdo ou conhecimento científico escolar. Este conteúdo escolar não é o saber sábio original, ele não é ensinado no formato original publicado pelo cientista, como também não é uma mera simplificação deste. O conteúdo escolar é um “objeto didático” produto de um conjunto de transformações.

Concluímos o artigo exaltando uma necessidade constante de se analisar os diferentes saberes e a forma como os conhecimentos científicos são transpostos em conhecimento escolar com o objetivo de garantir que, os agora conteúdos de ensino, propiciem uma acessibilidade ao conhecimento científico de origem, como alerta Wuo (2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com