TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatica Dos Fluidos

Trabalho Universitário: Estatica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  2.076 Visualizações

Página 1 de 8

EXERCÍCIOS LEI DE COULOMB –PROF. LOURIVAL GOMES

1. Duas cargas puntiformes, Q1= 5 C e Q2 = -4 C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 30 cm. Determine a força elétrica entre elas.

2. Duas cargas elétricas puntiformes Q1 =2 C e Q2 =8 C são fixadas nos pontos A e B, distantes entre si 0,4 m, no vácuo. Determinar a intensidade da força elétrica resultante sobre uma carga Q3 = -3 C, colocada a 0,1m de B, sobre a reta AB. Considere K=9x109.

3. A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situada no vácuo a uma distância de 2 m uma da outra, é de 202, 5 N. Qual o valor das cargas.

4. Uma pequena esfera recebe uma carga de 40  C, e outra esfera de diâmetro igual, localizada a 20 cm de distancia , recebe uma carga de -10 C.

a. qual a força de atração entre elas?

b. Colocando as esferas em contato e afastando-as 5 cm, determine a nova força de interação elétrica entre elas.

5. Duas cargas puntiformes Q1 = 6  C e Q2 = - 8  C encontram-se fixadas nos pontos A e B como mostra a figura ao abaixo.

a )Determinar a intensidade da força resultante que atua sobre uma carga Q3 = 1  C colocada no ponto C. Considere o meio como sendo o vácuo.

b) indique por meio de vetores as forças atuantes em cada carga

6. Dois corpos puntiformes e condutores estão eletrizados com cargas de mesmo sinal e estão separados por uma distancia r, no vácuo. Nessas condições eles se repelem com uma força elétrica de intensidade F. É correto afirmar

I. Dobrando-se a distancia entre eles, a intensidade da força de interação eletrostática fica 4 vezes menor;

II. Dobrando-se a quantidade de carga elétrica em cada corpo, a intensidade da força elétrica fica 4 vezes menor.

III. Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles passa a ser de atração.

IV. Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles apresenta a mesma intensidade.

7. Duas cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2, sendo Q2= 4Q1, estão fixas em dois pontos A e B, distantes 30cm um do outro.

a) A que distância do ponto A deve ser colocada uma carga Q3 qualquer para ficar em equilíbrio sob a ação exclusiva das forças elétricas?

b) Se a carga Q3 for colocada no ponto médio da distância entre A e B, qual será a direção e o sentido da força resultante sobre ela? Considere Q3 = 2Q1

8. As cargas da figura estão localizadas no vácuo. Ache X para que a carga Q2 fique em equilíbrio sob a ação exclusiva das forças eletrostáticas. As cargas Q1 e Q2 são fixas. Indique graficamente os vetores força elétrica na disposição das cargas.

9. (UTESC-SC) A lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional:

a) à distancia entre as partículas;

b) às massas e à distancia das partículas;

c) às cargas das partículas;

d) às massas das partículas;

e) ao quadrado da distância entre as partículas.

10. (CEUB-DF) Duas cargas elétricas puntiformes se atraem; duplicando-se a distancias entre elas, no mesmo meio, a força de atração será:

a) o dobro; b) a metade; c) o quádruplo; d) a Quarta parte; e) a mesma

11. (AMAM-RJ) duas cargas elétricas puntiformes, iguais e positivas (carga de x 10-8C, cada uma), são colocadas no vácuo, a uma distância de 3 m uma da outra, qual será a intensidade da força de origem eletrostática?

12. (PUCCAMP-SP) Duas pequenas esferas idênticas estão eletrizadas com cargas Q e - 5Q e se atraem com uma força elétrica de intensidade F, quando estão separadas de uma distância d. colocando-as em contato e posicionado-as, em seguidas, a uma distância 2d uma da outra, a intensidade da nova força de interação elétrica entre as esferas será:

a) F/2 b) F/3 c) F/4 d) F/5 e) F/10

13. (UEL-PR) Três partículas carregadas positivamente, cada uma com carga q, ocupam os vértices de um triângulo retângulo cujos catetos são iguais e medem d. sabendo-se que as cargas estão num meio cuja constante dielétrica é K, a força elétrica resultante sobre a carga do ângulo reto é dada pela expressão: alternativas.

14. (FUVEST-SP) Três objetos, com cargas elétricas idênticas, estão alinhados, como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma força de módulo igual a 3,0 x 10-6 N. a força elétrica, resultante dos efeitos de A e C sobre B, tem intensidade de :

a) 2x10-6N b)6x10-6N c)12x10-6N d)24x10-6N e) 30x10-6N

15. (UCP-PR) Uma carga elétrica repele um pêndulo elétrico a 5 cm de distância, enquanto uma outra carga de mesmo sinal, para provocar a mesma repulsão, deve estar a 10 cm de distância. A Segunda carga é:

a) o dobro da 1ª b) o triplo da 1ª c) o quádruplo da 1ª d) o quíntuplo da 1ª e) a metade da 1ª

Questões Lei de Coulomb – Prof. Lourival gomes

01. Duas cargas puntiformes encontram-se no vácuo a uma distância de 10cm uma da outra. As cargas valem Q1 = 3,0 . 10-8C e Q2 = 3,0 . 10-9C. Determine a intensidade da força de interação entre elas.

02. Assimilando as duas esferas a um ponto material para efeito do cálculo da força eletrostática de interação entre elas e separando A e B de uma distância d, a força eletrostática entre elas é F.

Fazendo o contato entre A e B e afastando-as de uma distância d, quanto vale a força eletrostática de interação entre ambas?

03. As cargas Q e q estão separadas pela distância (2d) e se repelem com força (F). Calcule a intensidade da nova força de repulsão (F') se a distância for reduzida à metade e dobrada a carga Q.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com