TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura

Artigos Científicos: Estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

1. ETAPA 3

Passo 1

Ler os capítulos 11 a 13 do livro-texto (FRANCO, DECIO; RODRIGUES, Edna de A; CAZELA, Moises M. Tecnologia e ferramentas de Gestão. 1ª ed. São Paulo: 2009), que tratam sobre as ferramentas de gestão

Passo 2

Reunir-se com a sua equipe para debater as questões que na frase a seguir:

" Nesta época em que temos disponíveis muitos sistemasinformatizados e outros recursos tecnológicos, em que o mundo está conectado a internet e outras ferramentas de comunicação e de informação, não dá pra pensar em uma empresa moderna que seja competitiva neste século XXI, que não tenha sistema de informações gerenciais confiáveis e que sejam atualizáveis. já que sabemos que tudo tende a ficar obsoleto rapidamente (sistemas e máquinas), como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa? Que cuidados devem ser tomados ? É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio a decisão gerencial? Quais os riscos que o gestor corre neste caso ?"

Como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa?

Um sistema pode ser definido como um grupo de elementos formando de forma unificada que trabalham em prol de objetivos em comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.

Nesta contextualização, quatro atividades produtoras de informações merecem ênfase, sendo vitais às empresas em caráter operacional.

* Entradas no sistema: envolvem a coleta de dados brutos de dentro da organização ou do exterior.

* O processamento da informação : consiste na conversão dos dados em uma forma mais útil e apropriada, realizando também o seu controle e armazenamento.

* As saídas do sistema : promovem a transferência da informação processada às pessoas ou atividades em questão.

* A retroalimentação ou feedback: no processo final, as informações que necessitam de manipulação voltamao sistema para que se façam as correções, ajustes e melhorias necessárias.

Ferramenta indispensável: SIG - Sistema de Informação Gerencial é o processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa.

É fundamental analisar o suporte operacional, apoio na tomada de decisões de funcionários e gerentes e suporte estratégico para ganho de vantagem competitiva.

Que cuidados devem ser tomados?

Os cuidados a serem tomados num cenário de decisão são imprescindíveis, levando em consideração que um bom sistema necessariamente tem que ter um bom suporte técnico, atualizações periódicas, tem que ter os módulos SIG, e um processo complexo envolvido nos controles gerais e interligados de uma empresa, podemos citar os clientes, fornecedores, estoques, entrada e saída de mercadorias e todo o nicho que envolve a gestão administrativa.

É possível tomar decisões gerenciais sem os sistemas de apoio a decisão gerencial ? quais os riscos que o gestor corre neste caso ?

Atualmente a ferramenta pode ser considerada indispensável, visto que é praticamente impossível a tomada de decisões alheia aos sistemas de apoio gerencial. Os sistemas afetam diretamente o foco administrativo, através das informações geradas, decidem, planejam e gerenciam seus funcionários e logística, e de forma abrangente, em escala crescente, determinam quais produtos serão produzidos, onde, quando e como.

O fator principal do Sistema de Informação no âmbito empresarial está relacionado com as especializaçõesorganizacionais, cabendo de forma exemplificada o marketing, a cultura institucional, os recursos humanos, etc.

Os riscos existem, como em qualquer gestão - orientada por um sistema de informação ou não, apesar de que, observamos que em um projeto estruturado, aliado à equipes em plena sintonia, com um sistema que capte todos os âmbitos da instituição, o risco de falhas de forma geral é claramente inferior a uma gestão considerada menos organizada e com menores índices de previsibilidade.

Passo 3

Produzir em texto que resuma as principais ideias que foram levantadas pela

equipe na discussão do passo anterior. O texto deve ter no máximo duas páginas, elaboradas em Word, seguindo as orientações do item Padronização.

Uma empresa para ser organizada, alcançar a competitividade e a resistência às turbulências mercadológicas, é importante que surja com bases em um sistema de informações gerenciais confiável, pelos dados gerenciais podemos fazer analisar de maneira criteriosa e precisa sobre quaisquer eventualidades.

Criando padrões de desempenho e objetivos, pautado em metas organizacionais, o gestor com informações privilegiadas, conseguirá de forma clara e objetiva não só traçar novos parâmetros, como perceber de forma palpável a realidade organizacional, fazendo excelente uso da previsibilidade na sua gestão.

A administração perceberá se obteve êxito em seus projetos através da criação de um padrão de desempenho.

Idealmente esta padronização deve ser:

(1) realistas;

(2) baseados em comportamento;

(3) observáveise

(4) quantitativos.

(FRANCO, DECIO; RODRIGUES, Edna de A; CAZELA, Moises M. Tecnologia e ferramenta

2.

3.

4. Vantagem: Desencargo do gerenciamento dos funcionários. O síndico não tem de se preocupar com empregados faltosos, orientação sobre as funções a serem desempenhadas, e toda a burocracia trabalhista.

- Perigo: Alta rotatividade de funcionários. As conseqüências podem ser falta de integração com os outros empregados e, mais grave, falta de segurança_ é preciso ter noção de quem você está colocando para dentro do Condomínio.

- Precaução: Tente conversar com alguns clientes da empresa, para saber como são os serviços.

5. Vantagem: Possível economia na folha de pagamento. Nos custos anuais, quando se computa 13o, férias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com