TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Da Educaç

Artigos Científicos: Estrutura Da Educaç. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

Essa primeira etapa foi realizada pala equipe buscando apoio sobre a Estrutura do Sistema de Ensino do nosso Brasil, pois a educação depende atualmente primeira do país. Apesar de que o Brasil não possui um sistema único de ensino. Nessa etapa houve uma procura de pesquisa em vários aparatos de apoio como foi apresentado nesse passo.

1- Nesta etapa nós acessamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9394, na qual estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais o s órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidade de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.

2- Lemos nessa, o título V- dos níveis e das modalidades de educação e ensino. Capítulo I, II e IV, no qual chegamos a conclusão que o Brasil não possui um sistema único de ensino.

Este trabalho tem como finalidade a análise do estudo sobre a estrutura do sistema de ensino no Brasil.

A educação depende atualmente primeiro do próprio país. Sabe-se que o nosso país não tem um sistema único de ensino, os educados são educados até os seis anos de modo familiar. Isso pode ser encontrado no artigo 2° da Lei de Diretrizes e Bases: “A educação, é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade pleno desenvolvimento da criança, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Nesta compreensão ao ingressar na escola, a responsabilidade de ensino passa a ser dos professores capacitados para formar os futuros cidadãos da nação brasileira. Se antes dos seis anos é dever da família passa a ser um direito do menos e obrigação do Estado, que tem como estrutura os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Por trás dessa estrutura, está a política que determina o desenvolvimento de ensino. O futuro dos alunos vai depender de sua formação familiar e escolar, para que o Brasil alcance suas metas educacionais.

O sistema educacional federam compreende as instituições de ensino mantida pelo estado, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação. O sistema federal de ensino compõe-se das seguintes instituições mantidas pela União tais como universidade federal, instituições isoladas de ensino superior, centros federais de educação tecnológicas, estabelecimento de ensino médio: escolas técnicas federais e agrotécnicas: escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades como colégio de aplicações.

O MEC é o órgão líder e executor do sistema federal de educação. E sua administração direta, o mistério possui seu órgão colegiado, o conselho nacional de educação que normatiza o sistema. Na administração indireta estão as autarquias que inclui as escolas.

A legislação estadual para a educação inclui a própria Constituição Estadual a legislação ordinária do poder Legislativo, as normas, decretos e atos administrativos, do poder executivo, bem como as resoluções e os pareceres do Conselho Estadual de Educação. Os sistemas estaduais. Além de exercerem o controle sobre o ensino fundamental, médio, supletivo e sobre os cursos livres que ocorrem fora do âmbito escolar por meio das Secretarias estaduais de manutenção do ensino nessa esfera e exercícios funções normativas, deliberativas consultivas e fiscalizadoras nas redes oficiais e particulares. Em 1996 criou-se o fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização do Magistério de natureza contábil. Enfim, a educação das crianças até seis anos, a partir de 1998, surfe como dever do estado e responsabilidade do município, o que significa que prioritariamente, devem-se responsabilizar pelo atendimento à criança até seis anos, nas creches e nas pré-escolas e pelo ensino fundamental, que ocorre na zona rural e urbana. Conclui-se que há dependência e subordinação do ensino municipal e estadual para como federal. O MEC preocupado com as estatísticas de uma política exterior, procura incluir métodos internacionais que nem sempre dão resultados diante da realidade do ensino brasileiro, isto é, consegue-se um diploma onde não se aprende o conteúdo necessário para uma boa formação.

O trabalho foi realizado acessando o site do governo federal e analisou a incumbência do sistema de ensino federal, estadual e municipal, de modo a compreender cada sistema aqui em questão.

Este trabalho tem a sua temática centrada sobre a organização da educação nacional,tem também a finalidade a análise da organização da educação brasileira dando ênfase a estrutura organizacional da educação básica,de acordo com constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB nº 9394/96,que regulamenta e divide o sistema educacional em educação básica e educação superior,a básica subdivide-se em educação infantil para crianças de 0 a 5 anos,ensino fundamental a partir dos seis anos de idade,que se subdivide-se em fundamental menor de 1º ao 5º ano e fundamental maior do 6º ao 9º ano,além do ensino médio constituído de três séries com propósito de preparar o educando para a vida e posterior continuidade dos estudos na modalidade de ensino superior.Faremos também neste trabalho uma abordagem súbita sobre a educação profissional,que ganhou uma nova conjuctura com o aumento expressivo dos centros tecnológicos espalhados pelo Brasil adentro no governo do ex.presidente LULA.

A organização da educação nacional visa analisar de maneira crítica nosso sistema educacional,discorrendo sobre as inúmeras alterações sofridas por emendas constitucionais e lei específica para regulamentar nosso sistema tendo como principal objetivo disponibilizar-lo para análise de educadores,instituições educacionais e todos os interessados em conhecer a nossa realidade educacional.A princípio serão explorados os entraves que a educação infantil tem enfrentado em busca de maiores investimentos e valorização deste nível de ensino,por se tratar da primeira etapa que o individuo tem com as instituições de ensino,a educação infantil deveria ser inclusa no ensino obrigatório previsto na constituição federal de 1988.Será abordada também a significativa melhoria ao atendimento do ensino fundamental segunda etapa da educação básica e de acordo com a lei 9394/96 em seu artigo nº32 obrigatório e gratuito com duração de nove anos e matricula a parti dos seis anos de idade,levando em consideração o antigo fundo de valorização de ensino fundamental o FUNDEF.A educação tem sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com