TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Analise E Demonstrações Financeiras

Artigo: Estrutura De Analise E Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho irá falar sobre mudança organizacional e conceituar os papéis de um gestor organizacional. Com base no tema, escolhemos a empresa TV Jangadeiro de Televisão, a qual faz parte do grupo Sistema Jangadeiro de Comunicação e que recentemente passou por uma mudança, onde deixou de ser afiliada do SBT e passou a integrar a Band.

Através de pesquisas feitas com gestores e funcionários da empresa, iremos mostrar o que a mudança causou ao grupo, aos consumidores e aos funcionários.

Falaremos também sobre gestão de qualidade total e sobre setores terceirizados da empresa estudada e, por fim, iremos descrever algumas Tecnologias e Ferramentas de Gestão e discutir sobre o assunto.

DEFINIÇÃO DA EMPRESA E MUDANÇA OCORRIDA

O Sistema Jangadeiro de Comunicação concentra importantes veículos de comunicação na TV, no Rádio e na Internet. Dentre eles escolhemos como exemplo de mudança organizacional ocorrida recentemente a TV Jangadeiro.

TV Jangadeiro é uma emissora de televisão brasileira sediada em Fortaleza, Ceará, afiliada a Rede Bandeirantes, pertencente ao Sistema Jangadeiro de Comunicação.[1]

Quando entrou no ar, em 13 de março de 1990, a TV Jangadeiro já tinha como proposta básica oferecer uma programação de qualidade voltada à informação e lazer.[1] Em seu início, foi afiliada da Rede Bandeirantes.

Em 31 de dezembro de 1998, deixou a Bandeirantes pelo SBT, que estava fora do ar, pois a sua afiliada, a TV Cidade, havia passado a transmitir a Rede Record em 1997.

A TV Jangadeiro transmitiu via FUNTELC até outubro de 1997 tornando-se independente em 1999, quando o seu sinal passou a ser transmitido para o interior cearense através de repetidoras próprias via satélite.

Em 1º de outubro de 2011, após quase 15 anos de retransmissão do sinal do SBT, é anunciada a retomada da parceria entre a Band e a Jangadeiro. No primeiro minuto do dia 2 de abril de 2012, voltou a retransmitir a programação da Rede Bandeirantes para todo o Ceará.[1][3][4][5] Na mesma madrugada, o sinal do SBT, agora distribuído pela NordesTV, passa para o canal 27 UHF.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO E REVISÃO DE LITERATURA

No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional foram vertiginosas; a estrutura rígida e hierarquizada de outrora foi substituída pelo trabalho em equipe; os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia, que por sua vez evoluiu numa velocidade ímpar.

Esta transformação vertiginosa que impera nas organizações do fim do milênio, exige dessas mais que capacidade organizacional para se adaptar às novas estruturas, "é preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança" (Robbins, 1999: 407), ou seja, as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações.

Para Silva (1999), trata-se de uma mudança de época, que pode ser evidenciada na medida em que "a humanidade têm experimentado turbulências de diferentes ordens; instabilidade de muitos processos ambientais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e institucionais" (p.1), que promovem uma perda dos "marcos de referência" que direcionavam os modelos que vigoravam anteriormente, e têm como resultado uma "vulnerabilidade generalizada" dos cidadãos, sociedades e organizações.

Tendo em vista esse contexto em transformação e a necessidade de compreender e investigar essas mudanças, considera-se mudança organizacional enquanto aspecto inerente ao cotidiano organizacional e necessário para a sobrevivência da empresa no mercado global, competitivo e mutante; "afinal de contas tudo muda – os ambientes desestabilizam-se, os nichos desaparecem, as oportunidades banalizam-se" (Mintzberg, Lampel e Ahlstrand, 1999:106). Além disso, Weick e Quinn (1999) salientam que “a mudança nunca começa porque ela nunca para"(p.381), portanto, é um processo constante e o ideal seria denominá-lo de "mudando" ao invés de mudança, para dar essa idéia de processo contínuo.

Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para a compreensão de mudança organizacional, a partir da percepção gerencial sobre seu conceito e variáveis relacionadas, tais como: causadores, facilitadores/ dificultadores e reações da mudança organizacional. Posteriormente, essa percepção gerencial foi comparada com a literatura sobre o tema.

Para alcançar estes objetivos, exemplificaremos com a EMPRESA TV JANGADEIRO do CEARÀ. Este ramo de negócios é, atualmente, reconhecido nacional e internacionalmente por sua franca expansão e constantes transformações, advindas principalmente da abertura de mercado, dos avanços e descobertas tecnológicas na área, e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, como já apontado por Fleury e Fleury (1995).3

MUDANÇA ORGANIZACIONAL: DEFINIÇÕES E TIPOLOGIA

O conceito de mudança organizacional, bem como os estudos acadêmicos sobre esse fenômeno, encontram-se em fase inicial de desenvolvimento. A literatura na área é extensa, pois trata-se de um campo emergente na vida organizacional, sendo alvo principalmente para consultores. Observa-se que a maioria dos textos refere-se a prescrições sobre gestão do processo de implantação da mudança. Assim, o que se tem é um conceito em construção que caracteriza-se por heterogeneidade de definições e pela inexistência de consenso.

Devido a um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de se atingir as organizações veem a necessidade de sempre esta acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais. Mas, o que é Mudança organizacional? Segundo Sterphen, mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente. Mas o que forçar as organizações sempre terem que mudar? Dentre vários fatores que forçam a mudança organizacional podemos citar: * Envelhecimento Precoce - Seu produto for substituído por um produto mais avançado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com