TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise Das Demonstraçoçes Financeiras

Dissertações: Estrutura E Analise Das Demonstraçoçes Financeiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 2

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A contabilidade é um grande controle no gerenciamento da empresa, já que todos os fatos econômicos do dia a dia da empresa são registrados na contabilidade.

Estrutura do Ativo

Dentro do balanço as contas no grupo do ativo representam dos os bens e direitos que a empresa possui. Alem de serem caracterizados por unir os investimentos feitos nas empresas por seus proprietários.

Hoje pela legislação brasileira o ativo é dividido em três grupos:

Circulante

Representa os grupos de contas que possui o maior grau de liquidez, aqueles que a empresa ira realizar ou receber em um prazo máximo de um ano. São realizados dentro do exercício financeiro, mostra qual disponibilidade imediata a empresa possui.

Realizável a longo prazo

São recebidos ou realizados após um ano, são caracterizados por se realizarem após o fim do exercício financeiro.

Permanente

Ativos que são utilizados nas atividades da empresa e que a realização é lenta. A principio eles não estão disponíveis para venda possuem como contas principais: imobilizados, intangível, investimento e diferido.

Bens ou Direitos

Aplicações de Recursos

O ativo representa todas as aplicações ou uso dos recursos da empresa.

O balanço mostra qual é a quantidade de recursos a empresa utilizou e como os recursos foram distribuídos, alem de como foram utilizados para aumentar ou manter os seus ativos. A empresa possui ativos quando aplicam recursos em compras ou aquisições.

Estrutura do Passivo

O passivo representa as obrigações assumidas pela empresa com terceiros, que podem ter o vencimento a curto ou longo prazo. O passivo é dividido em três grupos:

Passivo Circulante

São as obrigações com terceiros realiadas dentro do exercício financeio da empresa em até um ano.

Exigível a Logo Prazo

É um subgrupo de contas que apesar de terem sido adiuiridas no próprio exercício possuem o vencimento fixado após o exercício. Que podem ser realizadas após um ano.

Patrimônio Liquido

Representa os valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem dentro da empresa. Apesar de estar no passivo não representa exigibilidade com terceiros.

Um exemplo é o capital social.

Estrutura das Demonstrações de Resultados

A demonstração do resultado do exercício tem como característica evidenciar o resultado do exercício, apurar lucro ou prejuízo e demonstra a origem dos recursos aplicados pela empresa.

Para a elaboração da DRE devem utilizar o regime contábil de competência que são as receitas e despesas apuradas naquele período, independente de terem sido recebidas dentro do período de apuração.

O mais importante nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com